Desempregados nos centros de emprego descem 2,9%

Todas as regiões do país registaram menos pessoas inscritas em Abril, com a excepção da Madeira.

Foto
Em Abril inscreveram-se menos pessoas do que em Março Paulo PImenta

O número de desempregados que estavam inscritos no final de Abril nos centros de emprego diminuiu 2,9% em relação ao mês anterior e 14,2% face a Abril do ano passado.

Ao todo, estavam inscritas 573.382 pessoas naqueles centros, indica o relatório mensal do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). O número de desempregados registados há menos de um ano caiu 15,5% em relação a 2014, ao passo que os restantes, considerados de longa duração, diminuíram 12,8%.

Já as inscrições feitas durante o mês de Abril (um total de 53.765 pessoas) revelam um aumento anual de 2,2%, mas representam uma descida de 11,3% quando comparadas com as inscrições de Março. “A subida do fluxo de desempregados [em termos anuais] fez-se sentir nas regiões Norte, Centro e na Madeira”, nota o relatório.

A descida do número de inscritos em relação a 2014 foi observada em todos os níveis de instrução, informa o IEFP, que aponta que a queda percentual mais elevada aconteceu no 1º e 2º ciclos do ensino básico, ambos com diminuições de 15,9%.

Também todas as regiões do país registaram menos pessoas inscritas, com a excepção da Madeira, onde se verificou uma ligeira subida de 0,3%.

Os números indicam que, em Portugal continental, 65,9% das 482.350 pessoas à procura de novo emprego vinham do sector dos serviços. Praticamente todos os restantes – 29,6% – tinham antes trabalhado na indústria, sobretudo na construção. Do sector agrícola estavam inscritos 3,9% dos desempregados.

Sugerir correcção
Comentar