PER dos Hotéis Tivoli aprovada por "larga maioria" dos credores

Plano de recuperação foi accionado na sequência da insolvência da RioForte.

Foto
Carla Rosado

O Plano Especial de Revitalização (PER) da Hotéis Tivoli, cujo prazo para votação terminou na quinta-feira, foi aprovado por uma "larga maioria" dos credores, anunciou hoje a Tivoli Hotels & Resorts. Em comunicado, a empresa diz aguardar agora "pelo decurso dos trâmites processuais com vista à homologação do plano".

Entretanto, refere, as unidades hoteleiras do grupo "continuam a operar normalmente", prevendo-se que 2015 seja "um ano de actividade muito satisfatória" para a empresa.

Citado no comunicado, o presidente do Conselho de Administração da empresa hoteleira recorda que este PER "decorre das negociações havidas com os principais credores e com o investidor Minor Hotel Group".

Para Alexandre Solleiro, o plano "assegura a sustentabilidade e o desenvolvimento futuro da marca e do negócio da Tivoli, salvaguardando o melhor interesse dos credores, dos parceiros comerciais e dos colaboradores da Tivoli Hotels and Resorts".

Em actividade há mais de 80 anos, a Tivoli Hotels & Resorts possui 14 unidades em Portugal e no Brasil, incluindo os Hotéis Tivoli SA e a Marinotéis SA.

No início de Janeiro, a Tivoli Hotels & Resorts anunciou ter recorrido ao PER para a Hotéis Tivoli e Marinotéis, na sequência da insolvência do accionista RioForte Investments (Luxemburgo), tendo sido ainda nesse mês anunciada a compra pelo grupo tailandês MINT de seis hotéis do grupo Tivoli, dois no Brasil e quatro em Portugal.

Segundo divulgaram na altura os tailandeses, tratou-se de um investimento de 168 milhões de euros que lhes permitirá "expandirem-se no sector de hotelaria no Brasil, o principal destino na América do Sul e uma potência económica regional, assim como fazer aquisições de activos estratégicos de hotéis bem posicionados em Portugal".

A operação no Brasil incluiu a compra do Tivoli Ecoresort Praia do Forte e da exploração do Tivoli São Paulo -- Mofarrej, assim como a propriedade da marca Tivoli Hotels & Resorts no país.

Em paralelo, a MINT adquiriu em Portugal, ao Fundo de Investimento gerido pela GNB Gestão de Activos (antiga ESAF - Espírito Santo Activos Financeiros), os imóveis dos hotéis Tivoli Lisboa, Tivoli Marina Vilamoura, Tivoli Carvoeiro e Tivoli Marina Portimão, continuando estes imóveis arrendados à Tivoli Hotels & Resorts e a manter a exploração sob esta marca.

"A configuração e o modelo de exploração das 12 unidades da Tivoli Hotels & Resorts em Portugal mantêm-se inalterados", afirmou, na altura, os Tivoli no comunicado.

Sugerir correcção
Comentar