Portugal continua a liderar aumento de vendas de carros na Europa até Abril

Na União Europeia, as vendas cresceram 8,2%. Em Portugal, a subida foi de 32,3%.

Foto
A crise tinha levado a uma queda drástica nas vendas Adriano Miranda

Portugal continua a ser o país dentro da União Europeia (UE) que obteve o maior aumento percentual de venda de carros, ao crescer 32,3% nos primeiros quatro meses do ano, divulgou a Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA).

Em comunicado enviado pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), os dados referem que a seguir a Portugal, está a Irlanda (28,2%) e a Espanha (23,9%), coincidentemente os países que tiveram uma intervenção da troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) na sua economia nos últimos anos, o que levou o sector a registar quedas abruptas de vendas.

As vendas de veículos ligeiros de passageiros nos primeiros quatro meses do ano cresceram 8,2% na União Europeia, totalizando cerca de 4,7 milhões de carros.

Segundo os dados da ACEA, todos os principais mercados registaram uma evolução positiva, "contribuindo para a recuperação do mercado da União Europeia", tal como a Itália (+16,2%), Reino Unido (+ 6,4%), Alemanha (+ 6,4%) e França (+ 5,6%).

Relativamente a abril de 2015, as vendas de veículos ligeiros de passageiros na UE aumentaram pelo vigésimo mês consecutivo (+ 6,9%), totalizando 1.166.482 unidades e "registando o melhor resultado volume para o mês de Abril desde 2009".

O comunicado refere que todos os principais mercados contribuíram positivamente para o crescimento global, especialmente Itália com um crescimento de dois dígitos (+24,2%), a Alemanha (+ 6,3%), o Reino Unido (+ 5,1%), Espanha (+ 3,2%) e França (+ 2,3%) que tiveram um melhor desempenho do que em Abril de 2014.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários