PS pede a reactivação do Observatório da Segurança em Meio Escolar

Vídeo de agressões a rapaz na Figueira da Foz leva PS a questionar Ministério da Educação sobre a segurança nas escolas.

Foto
Ministério da Educação e Ciência garante que os alunos poderão permanecer nas escolas até às 17h30 Nelson Garrido

Os deputados do grupo parlamentar do PS, motivados pela recente divulgação de um vídeo de rapaz agredido por outros jovens, questionaram esta quinta-feira o Ministério da Educação sobre se estes acontecimentos não levam o Governo a reactivar o Observatório da Segurança em Meio Escolar.

Com base nos dados apresentados pelo Relatório Anual de Segurança Interna, os deputados pedem o fim da suspensão da actividade deste organismo. Estes dados, referentes ao ano lectivo 2013/2014, apontam para um aumento nas ocorrências de natureza criminal ocorridas em contexto escolar. Segundo o documento disponibilizado pelo grupo parlamentar, verificou-se “um aumento de 8.1% face ao ano lectivo transacto”.  

Os socialistas recuperam ainda os dados de 2012/2013 referentes à segurança escolar e consideram existir um “desfasamento de 4907 ocorrências entre o relatório elaborado pela tutela do Ministério da Educação e o relatório elaborado pelas forças de segurança PSP e GNR”. Este facto serve para questionarem o Ministério sobre a justificação “desta disparidade” nas ocorrências entre um relatório e outro.

O grupo parlamentar do PS atenta que os acontecimentos divulgados pelo vídeo das agressões entre jovens na Figueira da Foz “adensam a necessidade de uma maior salvaguarda e acompanhamento dos alunos no seio escolar”.

Acrescenta que, face à crise económica e social “com que muitos agregados familiares se debatem”, cabe ao Ministério da Educação “assegurar as condições para um ambiente escolar seguro e disciplinado”.

No leque de perguntas dirigidas ao ministro da Educação e Ciência, questiona-se ainda quais as medidas que o Governo pretende implementar para combater a “indisciplina e a violência” nas escolas e se estas apresentam “o suporte e recursos necessários para evitar e combater este tipo de ocorrências”.  

 

Texto editado por Leonete Botelho

Sugerir correcção
Comentar