Actualização de software permitirá aos Tesla conduzirem sozinhos

Carro avisará os condutores para que estes não fiquem sem energia antes de chegarem a um posto de abastecimento.

Foto
Um Tesla Model S Lucy Nicholson/reuters

Na era da conectividade, os automóveis começam a ter semelhanças com computadores e telemóveis. Um dia, os condutores entram no carro e este está actualizado e com novas funcionalidades.

A Tesla, uma fabricante americana de automóveis eléctricos que tem sido também entusiasta da tecnologia de condução autónoma, anunciou que os veículos vão receber nos próximos dias uma actualização de software que permitirá encontrar mais facilmente postos de abastecimento de energia. Daqui a alguns meses, uma outra actualização permitirá aos carros conduzirem sozinhos em auto-estradas ou a baixa velocidade em propriedades privadas.

A próxima actualização vai mapear os postos de carregamento e avisará os condutores quando o carro estiver numa situação em que pode correr o risco de ficar sem energia antes de chegar ao posto mais próximo. Para além disso, a empresa diz que também foi melhorada a estimativa de autonomia, que passou a ter em conta factores como o vento e o tipo de piso.

“Vai ser impossível ficar sem carga, a não ser que se faça isso de forma intencional”, disse o presidente da empresa, Elon Musk, na apresentação das novidades.

A autonomia dos veículos eléctricos e a relativa escassez de postos de carregamento, por comparação com as bombas de combustível, têm sido um dos problemas que as empresas que fabricam carros eléctricos se têm esforçado por resolver. Segundo a Tesla, os EUA e o Canadá já estão quase integralmente cobertos por uma rede de abastecimento, tal como a Europa Ocidental e do Norte. A empresa espera que ao longo dos próximos 12 meses a cobertura no território europeu seja total.

A actualização de software seguinte, que ainda não tem uma data exacta, será para uma nova geração do software – será a versão 7.0 – e permitirá ao carro manter-se automaticamente numa faixa de rodagem quando estiver numa auto-estrada ou via semelhante, bem como fazer sozinho pequenos percursos em áreas privadas. “É possível chamar o carro e mandá-lo de volta para a garagem”, exemplificou Musk.

Numa apresentação para jornalistas, Elon Musk frisou que o conceito de actualizar o software do carro é semelhante ao dos equipamentos electrónicos. “Uma grande parte do que a Tesla é é ser uma empresa de software de Silicon Valley. As pessoas acham normal que os telefones e os portáteis continuem a melhorar e esta é a abordagem que adoptámos para o Model S. É uma mudança de paradigma fundamental em relação à forma como os carros têm sido feitos”, afirmou o executivo, citado pela agência Bloomberg.

O Model S é, por ora, o único modelo da empresa. Tem um grande ecrã entre os dois bancos da frente, que serve para controlar várias funções do veículo. A Tesla está a preparar dois novos modelos, um dos quais deverá chegar às mãos dos compradores ainda este ano.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários