Sindicato de Jornalistas lamenta que dona do DN volte a despedir

Sindicato fala no despedimento de três jornalistas e rescisão de contrato com mais oito.

Foto
O Diário de Notícias é um dos principais títulos do grupo de Joaquim Oliveira Pedro Valente/Arquivo

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) lamentou nesta quarta-feira que a Global Media, antiga Controlinveste Conteúdos, que é dona do Diário de Notícias (DN), Jornal de Notícias (JN e TSF, tenha voltado a despedir trabalhadores.

"O Sindicato dos Jornalistas lamenta que, meses depois de um despedimento colectivo doloroso que atingiu 160 trabalhadores, a Global Media (Controlinveste Conteúdos) volte a despedir", afirma a estrutura sindical em comunicado, adiantando que a empresa "resolveu agora despedir mais três jornalistas e rescindir o contrato com outros oito, embora não abdique do trabalho produzido por estes, o que causa estranheza".

O sindicato refere que esta "'redução'" de trabalhadores é "justificada pela Global Media com o fecho da revista Notícias TV”, quando "ao mesmo tempo irá criar uma nova revista que será feita em regime de outsourcing [subcontratação] por uma parte dos trabalhadores agora dispensados".

O sindicato aponta que a "empresa que ficará encarregada do outsourcing é propriedade de um jornalista do grupo que ocupa cargos de direcção" e "condena esta atitude e promiscuidade que abre a porta ao esvaziamento das redacções e ao empobrecimento do jornalismo".

A Lusa solicitou um comentário à Global Media sobre o assunto, mas até ao momento não obteve resposta

 

Sugerir correcção
Comentar