Porto vai ter centro para aprender cuidados com bebés prematuros

Primeiro centro do género no país começa a funcionar em Abril no Hospital de São João.

Foto
O centro vai permitir a aprendizagem específica da observação e avaliação do desenvolvimento dos bebés prematuros e em risco Dulce Fernandes

O primeiro centro português de formação de cuidados de desenvolvimento para bebés prematuros em Portugal vai abrir no dia 1 de Abril no Hospital de São João, no Porto, disse neste sábado à agência Lusa fonte oficial.

"Em 1 de Abril 2015, o Centro Hospitalar de São João inaugurará o centro de formação, com a possibilidade de receber candidaturas de outros hospitais", disse à Lusa a directora do Serviço de Neonatologia do Hospital de São João, Hercilia Guimarães.

Segundo aquela médica, "será o primeiro e único centro português integrado na rede Newborn Individualized Developmental Care and Assesment Program (NIDCAP)".

A Federação Internacional NIDCAP é uma organização profissional, sem fins lucrativos, sediada na Harvard Medical School e no Brigham and Woman´s Hospital and Children´s Hospital em Boston (EUA), que é a agência responsável por supervisionar a qualidade da formação do centro.

O programa NIDCAP foi criado para permitir a aprendizagem específica da observação e avaliação do desenvolvimento dos bebés prematuros e em risco.

"Um dos objectivos fundamentais do programa é fornecer um apoio à formação dos profissionais das unidades de cuidados intensivos neonatais que desejem oferecer cuidados numa perspectiva individualizada, centrada na família e no desenvolvimento neurocomportamental do bebé prematuro", acrescenta Hercília Guimarães, assumindo que se trata da "concretização de um sonho" que começou em 2003, altura em que foi a Boston.

A partir de próximo dia 1 de Abril, uma equipa, constituída por quatro enfermeiras, duas médicas e uma psicóloga, vai poder dar formação de cuidados de desenvolvimento para bebés prematuros a profissionais falantes de língua portuguesa.

O centro de formação destina-se a todos os profissionais de saúde que trabalham nas Unidades de Neonatologias, entre os quais médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de fisioterapia e terapia ocupacional, entre outros.

Com a criação do primeiro centro de formação de cuidados de desenvolvimento de bebés prematuros, Portugal junta-se a Itália, Espanha, França, Reino Unido, Suécia, Noruega, Holanda, Israel, Argentina e Estados Unidos.

O primeiro centro de formação de cuidados de desenvolvimento de bebés é "um grande desafio" e uma "enorme responsabilidade e comprometimento que todos os profissionais da Neonatologia do Centro Hospitalar do São João assumem", explicou Hercilia Guimarães.

Sugerir correcção
Comentar