Goldman Sachs assume como perda crédito concedido ao BES

O empréstimo foi concedido em Julho, mas não é assumido pelo Novo Banco.

Foto

O banco norte-americano Goldman Sachs decidiu assumir como perda o empréstimo de 853 milhões de dólares que concedeu ao Banco Espírito Santo (BES) em Julho do ano passado, pouco antes de a instituição liderada por Ricardo Salgado ter sido alvo de intervenção pública.

A decisão de assumir a perda, noticiada nesta quarta-feira pela agência Reuters, foi tomada depois de o Banco de Portugal ter considerado que este empréstimo não iria ser assumido pelo Novo Banco – a instituição que, após a resolução do BES, assumiu os activos não problemáticos do banco.

O supervisor tomou a sua decisão no dia 22 de Dezembro do ano passado e, no dia seguinte, o próprio Novo Banco, num documento divulgado através do sítio da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, dava conta da decisão de não transferir para as suas contas do empréstimo liderado pelo Goldman Sachs.

O crédito de 853 milhões de euros, que foi concedido através de sociedade criada pelo Goldman com o nome Oak FinanceLuxembourg SA, envolve também alguns clientes da instituição norte-americana. Mas a agência Reuters não conseguiu apurar os valores assumidos pelos diferentes partes.

A perda será contabilizada nas contas do Goldman Sachs referentes ao quarto trimestre de 2014 e afectará os bónus de algumas dezenas de funcionários envolvidos na operação.

 

 

 

 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários