Ida vence principais prémios da Academia Europeia de Cinema

Longa-metragem eleita filme europeu do ano valeu ainda ao polaco Pawel Pawlikowski o prémio de melhor realizador.

Foto
Pawel Pawlikowski com a actriz polaca Agata Kulesza na chegada à cerimónia que decorreu em Riga AFP/ILMARS ZNOTINS

A Academia Europeia de Cinema atribuiu na noite deste sábado os prémios para as melhores produções europeias, com o filme Ida, que conta a história de uma jovem freira que descobre as suas raízes, a conseguir o maior números de galardões.

A longa-metragem do polaco Pawel Pawlikowski venceu na categoria de filme europeu do ano, melhor guião e foi também a escolha do público para melhor filme europeu. Pelo seu trabalho em Ida, Pawel Pawlikowski levou também para casa o galardão de melhor realizador.

Já o filme The Mafia Only Kills in Summer, de Pierfrancesco Diliberto, ganhou esta noite em Riga, na Letónia, o prémio de melhor comédia.

Master of The Universe, de Marc Bauder, venceu na categoria de melhor documentário europeu, e The Art of Hapiness, de Alessandro Rak, destacou-se na categoria de melhor filme animado do ano.

O filme Taprobana, do português Gabriel Abrantes, era um dos candidatos aos Prémios Europeus de Cinema, da Academia Europeia, na categoria de curta-metragem, a par de outras 14 produções, mas o júri acabou por escolher The Chicken, de Una Gunjak.

Taprobana foi exibido este ano em vários festivais internacionais e é uma ficção, em tons de comédia e de sátira, em torno do poeta Luís Vaz de Camões, deslocado no Oriente, onde se apaixona por Dinamene, uma cortesã chinesa, enquanto escreve a epopeia Os Lusíadas.

A Academia Europeia de Cinema decidiu entregar à francesa Marion Cotillard o galardão de melhor actriz pelo seu desempenho no filme Dois dias, uma noite, dos irmãos Jean e Luc Dardenne. Já Timothy Spall ganhou o prémio de melhor actor europeu do ano de 2014 pelo seu trabalho em Mr. Turner.

 

Sugerir correcção
Comentar