Boyhood continua a somar prémios: agora são os críticos de Los Angeles e Boston

Filme que Richard Linklater levou 12 anos a rodar destaca-se nesta temporada de prémios que antecede os Óscares.

Foto
Filme acompanha um rapaz da primária até ao 12º ano e à partida para a faculdade DR

Boyhood: Momentos de Uma Vida conquistou mais uma série de distinções neste fim-de-semana, destacando-se o filme de Richard Linklater na temporada de prémios que antecede os Óscares. Depois de ter sido premiado pelos críticos de Nova Iorque, agora foi também escolhido pela crítica de Los Angeles e Boston.

É o filme de 2014 e Richard Linklater é o melhor realizador segundo o círculo de críticos de Los Angeles e de Boston. A organização de Los Angeles premiou ainda Patricia Arquette na categoria de melhor actriz, enquanto os críticos de Boston consideraram que Boyhood tem o melhor elenco, o melhor argumento e a melhor montagem.

Na categoria de melhor argumento o filme de Linklater partilhou o prémio com Birdman, de Alejandro Inarritu, que recebeu outros três prémios (melhor actor para Michael Keaton, melhor actriz secundária para Emma Stone e melhor fotografia).

A crítica nova-iorquina foi a primeiro dos grandes círculos da crítica americana a revelar os seus premiados, tendo escolhido também Boyhood como filme do ano.

Boyhood: Momentos de Uma Vida, revelado primeiro em Sundance e logo a seguir no festival de Berlim (onde ganhou Melhor Realização), foi rodado ao longo de 12 anos. No ecrã acompanhamos o crescimento de Mason (Ellar Coltrane), um miúdo dos arredores de Houston, filho de pais divorciados (Patricia Arquette e Ethan Hawke). O filme acompanha o rapaz da primária até ao 12º ano e à partida para a faculdade. Ellar tinha seis anos quando começou a rodar o filme, acabou Boyhood com 18. A personagem que vemos crescer é o actor que também vemos ficar mais velho. Richard Linklater filmou em tempo real: o mesmo elenco durante uma semana por ano ao longo de doze anos.

Richard Linklater foi ainda premiado neste domingo na cerimónia dos British Independent Film Awards, que aconteceu em Londres, ao receber a estatueta de melhor filme internacional independente.

Também nos Gotham Awards, os prémios do cinema independente norte-americano, Boyhood arrecadou uma distinção. O filme que chegou às salas portuguesas no final de Novembro venceu o prémio do público, enquanto Birdamn conquistou o prémio maior: melhor filme.

Esta é a temporada de prémios que antecede os Óscares, cujas nomeações só são conhecidas em Janeiro. A gala acontece a 22 de Fevereiro e vai ser apresentada pelo actor Neil Patrick Harris.

Antes disso, há Globos de Ouro. As nomeações da Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood são anunciadas nesta quinta-feira e os prémios são entregues a 11 de Janeiro.

Sugerir correcção
Comentar