Portugal passa a ter 17 estrelas no Guia Michelin

Restaurante Belcando traz pela primeira vez para Lisboa o estatuto de duas estrelas, enquanto Pedro Lemos, no Porto, se estreia no guia.

Foto
O restaurante de Pedro Lemos, no Porto, recebeu uma estrela Michelin Fernando Veludo/NFactos

O restaurante Belcanto, de José Avilez, em Lisboa, é o novo duas estrelas português, mas a novidades chegam também ao Porto e ao Algarve. A Norte, o restaurante de Pedro Lemos, na Foz Velha, no Porto ascende pela primeira vez ao estrelato, enquanto no Algarve Leonel Pereira recuperou para o São Gabriel a estrela perdida e tem, também motivos para sorrir. O ano de 2015 é o melhor de sempre para Portugal no guia Michelin.

Durante algumas horas Marbelha foi a capital espanhola da gastronomia ibérica. O lançamento da edição de 2015 do Guia Michelin Espanha & Portugal fez acorrer ao Sul do país 80 órgãos de comunicação social, entre eles 20 estações de televisão nacionais, regionais e canais web, e cerca de 300 convidados. Vários cozinheiros já classificados com “duas” e “três” estrelas no guia circulavam animados junto ao hotel resort situado na praia de Los Monteros: a brisa marítima trouxe os melhores ventos de sempre para Portugal.

José Avillez conseguiu dois feitos inéditos numa só noite. O seu Belcanto passou a ser o primeiro “duas estrelas” de sempre em Lisboa, e ele próprio é o primeiro cozinheiro português a alcançar esta classificação – sem esquecer que em França o luso-descendente Serge Vieira tem igualmente “duas estrelas” no guia. No Porto, outro jovem cozinheiro, Pedro Lemos, obteve a sua primeira estrela para o restaurante homónimo que dirige na zona da Foz Velha. Outro estreante no guia foi o algarvio Leonel Pereira, que de regresso a casa recupera para o São Gabriel, em Almancil, a distinção perdida no ano passado. Os restantes distinguidos portugueses mantiveram a classificação que já tinham.

E se no caso de Portugal os inspectores foram mais generosos do que nunca, para os espanhóis também foi noite festa com uma constelação de 19 restaurantes “uma estrela” dirigidos por jovens cozinheiros a entrarem para o guia. Nas “duas estrelas” a novidade é o Aponiente em Cádiz, enquanto no topo das “três estrelas” se mantém o grupo de oito restaurantes que já figurava na edição anterior.

Quanto a reacções face às novidade para Portugal, José Avilez, que marcou presença em Marbelha, sublinhou ao PÚBLICO a importância da sua segunda estrela para o país e para a cidade de Lisboa, uma distinção com a qual disse não estar a contar. “É claro que trabalhamos todos os dias para melhorar mas não estava nada à espera que viesse já a segunda estrela”, disse, acrescentando que “constitui o reconhecimento para o trabalho e esforço de toda a equipa, não apenas do Belcanto mas de todos os que colaboram com os outros espaços do grupo”.

Sem espaço para surpresas estava Pedro Lemos, que foi apanhado pela notícia a virar hambúrgueres. “Nem sei se hei-de rir se hei-de chorar” disse, ao telefone, enquanto se ouvia um rugido de fundo que a circunstância fazia interpretar como o borbulhar de champanhe mas que era, afinal, o crepitar do grelhador. A notícia caiu em cima da inauguração do “Stach”, um bar e sandes que abriu nesta quarta-feira com a mulher na Baixa do Porto. E logo no momento de maior afluência. “Está aqui uma grande confusão e ainda nem consegui falar com a equipa e dar-lhes os parabéns”, disse ao mesmo tempo que não deixava de sublinhar a ironia: “Estou a comemorar a estrela a virar hambúrgueres”.

Foi também com surpresa que Leonel Pereira reagiu à notícia. "Não estava à espera, não estava mesmo, e estou a ser 100% sincero", disse ao PÚBLICO em conversa telefónica. "Hoje em dia a estrela Michelin já não tem um sabor de vitória", confessou logo de seguida. "No ano passado [quando o São Gabriel perdeu a estrela] não dei explicações a ninguém e este ano também não vou falar sobre isso. Tenho 25 anos de cozinha, estou muito seguro do que faço, e estou muito seguro do trabalho que fiz aqui nos dois últimos anos".

Segundo o departamento de relações exteriores da Michelin há alguns municípios que disputam a presença da próxima gala na sua cidade a cada ano que passa. Sendo o guia ibérico, uma das hipóteses com que se tem especulado nos último anos é a possibilidade de ser Lisboa a acolher a cerimónia.  com Alexandra Prado Coelho e José Augusto Moreira

Restaurantes em Portugal com estrelas no Guia Michelin 2015

Duas estrelas **

Ocean (Armação de Pêra)
Vila Joya (Albufeira)
Belcanto (Lisboa) nova subida

Uma estrela *

Casa da Calçada (Amarante)
Eleven (Lisboa)
Feitoria (Lisboa)
Fortaleza do Guincho (Cascais)
Henrique Leis (Almancil)
Il Gallo d’Oro (Funchal)
L'And Vineyards (Montemor-o-Novo)
Pedro Lemos (Porto) estreia no guia
São Gabriel (Almancil) reentrada no guia
Willie’s (Vilamoura)
The Yeatman (VN Gaia)

Sugerir correcção
Comentar