O jogo do ano

Se quiser divertir-se com as preferências culturais, comerciais e políticas dos habitantes do Reino Unido, a empresa de sondagens YouGov dispôs-se generosamente a ilustrá-lo.

Se quiser divertir-se com as preferências culturais, comerciais e políticas dos habitantes do Reino Unido a empresa de sondagens YouGov dispôs-se generosamente a ilustrá-lo. Basta dirigir o seu browser para "https://yougov.co.uk/profiler#/", sem as aspas.

Aviso já que é deprimente e certeiro. Experimente pôr Leonard Cohen, Joni Mitchell e Neil Young e descobrirá que é a mesma pessoa e, no meu caso, igual à minha.

Eis alguns exemplos. O perfil típico de quem se interessa por Portugal é uma senhora com mais de 60 anos da classe social ABC1, de centro-direita, a quem sobram mensalmente mais de 1200 euros para gastar como lhe apetecer. As profissões típicas são "casa e jardim" (provavelmente a designação politicamente correcta de donas de casa), "publicidade/marketing/relações públicas" e "viagens/hospitalidade".

Quem se interessa mais por Espanha também é do sexo feminino e da mesma classe social, só que é muito mais nova (18-24), mais centrista do que conservadora e menos rica, apesar de ter entre 600 e 1200 euros mensais para despesas aprazíveis.

Os britânicos que se interessam por Lisboa são maioritariamente homens com idades entre os 40 e os 59, vindos sobretudo da Escócia Central e de Londres, politicamente centristas e com o mesmo dinheiro para alfinetes que as raparigas interessadas por Espanha.

Os leitores de Platão são engenheiros muito conservadores entre os 25 e os 39 anos. Prepare-se já para se surpreender com o de que já desconfiava.

Sugerir correcção
Comentar