Facebook promete menos posts promocionais no feed de notícias a partir de Janeiro

Rede social questionou utilizadores e a resposta ajudou a encontrar uma solução.

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Dado Ruvic/Reuters

A comunidade pediu e o Facebook aceitou. A partir de Janeiro, os utilizadores da rede social vão ter menos posts promocionais visíveis no seu feed de notícias. A alteração surge no âmbito de um inquérito que o Facebook realizou junto de centenas de milhares de utilizadores.

A partir de uma pesquisa realizada pela rede social, foi concluído que os utilizadores preferem ter no seu feed de notícias mais histórias dos seus amigos e páginas que seguem do que conteúdo promocional. Foi ainda descoberto que “muito do conteúdo que as pessoas vêem como sendo muito promocional surgem em posts de páginas que gostam e não tanto de anúncios”.

O Facebook admite que esta conclusão pode parecer “contra-intuitiva” mas, “na verdade, faz sentido”, isto porque o feed de notícias possui controlos sobre o número de anúncios que uma pessoa vê no seu perfil e sobre a qualidade desses mesmos anúncios. Porém, sublinha a rede social, “esses mesmos controlos não monitorizaram tão cuidadosamente posts promocionais de páginas”.

Perante esta aparente falha, o Facebook vai criar “novos controlos de quantidade e conteúdo” de mensagens promocionais, “para que as pessoas vejam mais o que pretendem das páginas” que seguem. Esses controlos vão ser criados tendo como ponto de partida o que leva os utilizadores a considerarem que “posts orgânicos pareçam demasiado promocionais”. Por exemplo, mensagens que apenas incentivam os utilizadores a comprarem produtos ou a instalarem aplicações; posts que forçam as pessoas a participarem em promoções ou sorteios sem nenhum contexto real; ou mensagens que utilizam exactamente o mesmo conteúdo de posts promocionais.

Para responder às observações feitas pela comunidade da rede social, a partir de Janeiro do próximo ano os novos controlos vão ficar activos e a quantidade de conteúdo dúbio vai diminuir nos feeds de notícias dos utilizadores.

Esta novidade vai reflectir-se nas páginas que publicam mensagens com este tipo de conteúdo, com a sua distribuição orgânica destes posts a decrescer “significativamente ao longo do tempo”, alerta o Facebook.

Facebook pode vir a entrar nos escritórios
Não há qualquer anúncio oficial, mas, segundo o Finantial Times, o Facebook prepara-se para criar uma versão da sua rede social para o escritório. Segundo o jornal, vai chamar-se Facebook at Work (Facebook no Trabalho) e vai "permitir aos utilizadores que falem com os colegas, se liguem com contactos profissionais e colaborem na criação de documentos".

A confirmar-se, o Facebook at Work é uma resposta a produtos semelhantes lançados pela Microsoft, Google e a plataforma para profissionais LinkedIn.

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