Um belíssimo sabão

Ando interessado em sabões e esta semana experimentei finalmente o verdadeiro sabão de Aleppo, feito exclusivamente de azeite e óleo de baga de louro, já que a soda cáustica necessária para a saponificação desaparece naturalmente durante a produção e um ano inteiro de envelhecimento.

Regra geral, quanto menos ingredientes tiver um produto para a nossa pele ou cabelo, menos venenoso é. O sabão de Aleppo tem apenas dois: Sodium olivate, Sodium laurate.

A maneira de produzir o sabão é espectacular (vale mesmo a pena dar uma volta pelo YouTube, escolhendo apenas os vídeos filmados em Aleppo), até por ser quase inteiramente artesanal. Até o carimbo da fábrica é estampado um a um, manualmente.

Nos comentários do YouTube lêem-se comentários racistas e ignorantes sobre a produção do sabão. Mais de oito séculos de história - sem alterarem o processo - não são suficientes para convencer as pessoas de hoje, que põem tantas porcarias na cara, que se trata de um sabão riquíssimo e limpíssimo.

Usei-o para lavar a cara, lavar o cabelo e para o banho. Leva um bocadinho de tempo a fazer espuma mas a espuma é luxuosa, como não poderia deixar de ser, sendo 95& azeite e 5% óleo de louro.

A pele fica acetinada, como se tivesse sido hidratada. O aroma é ligeiro mas delicioso, no sentido de abrir o apetite. Uma barra de 200 gramas custa entre 4 a 10 euros (conforme a proporção de louro) e dura imenso tempo. É um dos grandes prazeres mais baratos de sempre.
 

  


 

  

Sugerir correcção
Ler 2 comentários