Abel Ferrara e Willem Dafoe: reencontro no Lisbon & Estoril Meo Film Festival

Programação foi apresentada esta terça-feira. Os filmes são aqueles títulos que deram que falar em festivais como Cannes, Veneza ou Berlim.

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Willem Dafoe é Pier Paolo Pasolini DR
<i>Winter Sleep</i>, filme de abertura venceu a Palma de Ouro em Cannes
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Winter Sleep, filme de abertura venceu a Palma de Ouro em Cannes DR
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The Postman's White Nights DR
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Mommy DR
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As Maravilhas DR
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Saint Laurent DR
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Welcome to New York DR

Novembro é mês do Lisbon & Estoril Film Festival, o que significa que é o mês em que passam em Portugal, antes da sua estreia nas salas comerciais, alguns dos títulos que se destacaram ao longo de 2014 no circuito internacional dos festivais. Paulo Branco, director, fala de uma edição “de qualidade superior”, com uma selecção com o que “de melhor se produziu em termos cinematográficos em todos os continentes”. O festival arranca a 7 de Novembro com Saint Laurent, de Bertrand Bonello, e o vencedor da Palma de Ouro, e o Prémio FIPRESCI, na edição deste ano de Cannes, Winter Sleep, de Nuri Bilge Cetylan.

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, à 8.ª edição, o Lisbon & Estoril Meo Film Festival apresenta não só alguns dos títulos mais falados do ano como continua a apostar na presença dos protagonistas deste ano cinematográfico, como o realizador norte-americano Abel Ferrara que, segundo Paulo Branco, viajará a Portugal para apresentar no festival os seus dois últimos trabalhos: Welcome to New York, inspirado escândalo sexual que envolveu o antigo director do FMI, Dominique Strauss-Kahn, e Pasolini, longa-metragem à volta do poeta Pier Paolo Pasolini, protagonizado por Willem Dafoe. Dafoe, aliás, é outro convidado. A actriz portuguesa Maria de Medeiros, homenageada deste ano a par de John Malkovich, como já tinha sido anunciado em Setembro, lerá textos de Pasolini. Malkovich também estará no Estoril, onde será apresentado o projecto fotográfico de Sandro Miller, em que o actor norte-americano recria algumas das imagens mais icónicas da História. A exposição inaugura no Estoril no mesmo dia em que inaugura em Chicago.

“A grande diferença deste festival está no facto de se privilegiar a presença de grandes artistas, privilegiamos o encontro destes com o público”, disse Paulo Branco na conferência de imprensa de apresentação que aconteceu nesta terça-feira. Para o director, com mais de cinco dezenas de convidados, “este ano é, particularmente, muito rico em termos de presenças”.

E também estarão em Lisboa e no Estoril não só nomes do cinema como da literatura (o britânico John Berger, assim como os franceses Eric Sadin e Céline Curiol), das artes plásticas (Dominique Gonzalez-Foerster, Jean-Michel Alberola, Julião Sarmento), da música (Arto Lindsay, que terá a seu cargo o concerto de encerramento, a 16 de Novembro) e até da moda (Felipe Oliveira Baptista, criador e director criativo da Lacoste). “O festival é um pouco construído assim, através de eixos que depois se cruzam uns com os outros”, diz Paulo Branco, defendendo que todos os convidados vêm com um propósito e um contexto, havendo programas no festival com todos eles.

Quanto à competição, há 16 filmes seleccionados: Hermosa Juventud, de Jaime Rosales; P'tit Quinquin, de Bruno Dumont; Jauja, de Lisandro Alonso; Amor Fou, de Jessica Hausner; Silvered Water, Syria Self-Portrait, de Ossama Mohammed e Wiam Simav Bedirxan; Phoenix, de Christian Petzold; Hill of Freedom, de Hong San Soo; Queen And Country, de John Boorman; Angels Of the Revolution, de Aleksej Fedorcenko; Dos Disparos, de Martín Rejtman; Heaven Knows What, de Ben Safdie e Joshua Safdie; e Labour of Love, de Aditya Vikram Sengupta.

A escolha do vencedor ficará a cargo do júri composto pela fotógrafa norte-americana Nan Goldin, do artista francês Philippe Parreno, do dramaturgo grego Dimítris Dimitriádis, da escritora polaca Dorota Maslowska e do artista português Francisco Tropa.

Destaque ainda para a selecção de filmes fora da competição que apresentará As Maravilhas, de Alice Rohrwacher; Duran Duran: Unstaged, de David Lynch; Kommunisten, de Jean-Marie Straub; Maps to the Stars, de David Cronenberg; Miss Julie, de Liv Ullmann; Nick Cave: 20000 Days on Earth, de Iain Forsyth e Jane Pollard; e The Postman's White Nights, de Andrey Konchalovsky.

Para encerrar o festival foi escolhido o último trabalho de Xavier Dolan, Mommy, filme escolhido para representar o Canadá para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e que conquistou o prémio do júri no Festival de Cannes. Será ainda exibido no encerramento, a sequela de Doidos à Solta, Dumb and Dumber To, com Jim Carrey e Jeff Daniels.

A programação completa do Lisbon & Estoril Film Festival pode ser consultada aqui. Os bilhetes estarão à venda nos cinemas Medeia Monumental e Espaço Nimas a partir de 27 de Outubro. O preço varia entre os 5 e os 7 euros, conforme a sessão.

Para o simpósio de três dias Ficção e Realidade. Para além do Big Brother, anunciado em Setembro, e que terá a participação de Julian Assange, um dos criadores do WikiLeaks, o preço de acesso será de 5 euros (um dia) e dez euros (os três). 

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