Prémio a escolas que melhoram resultados é “incentivo” e não “recompensa”

Nuno Crato rejeita críticas de que o sistema de crédito de horas é injusto.

Foto

O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, qualificou como “um incentivo” e não “uma recompensa” o crédito de horas que o Governo atribui às escolas que melhorem os seus resultados. O sistema, em vigor há três anos, tem sido alvo de algumas críticas, por não permitir que escolas com dificuldade em obter melhorias tenham acesso de mais recursos para poder superar os seus problemas.

Nuno Crato rejeitou esta crítica, argumentando que o que está em causa não é o resultado em si, mas a melhoria de um ano para outro. “As escolas podem até ter um ponto de partida baixo. O que interessa é que melhorem”, afirmou, numa conferência de imprensa em Lisboa. “Não temos uma política de recompensa, temos uma política de incentivos”, completou.

Num momento de alguma tensão nas escolas, com o início do ano lectivo a coincidir com problemas nos concursos para os professores, o ministro da Educação convocou uma conferência de imprensa para divulgar a lista dos estabelecimentos premiados com mais horas este ano - que somam 259, ou quase um terço das escolas ou agrupamentos escolares do país. Os dados gerais já eram conhecidos desde o final de Agosto, mas não a lista completa - que não especifica, no entanto, com quantas horas a mais ficou cada escola.

Uma parte dos créditos de horas é atribuída em função de indicadores de eficácia educativa – como a evolução dos resultados escolares ou a diferença entre resultados internos e externos. Por esta parcela, podem ser atribuídas 10, 20 ou 30 horas adicionais, conforme o desempenho.

Pela primeira vez este ano também foram levados em conta as melhorias em relação ao abandono escolar. Neste caso, 89 escolas conseguiram reduzir pelo menos à metade a taxa de abandono, e por isso foram beneficiadas com mais 30 horas de crédito.

Dois agrupamentos - na Póvoa de Varzim e em Alcochete – obtiveram sucesso máximo em ambos os critérios, somando 60 horas de crétido, o equivalente a quase três professores a mais.

Também foram concedidos créditos de horas destinadas à gestão, de acordo com a eficiência no uso dos professores. Segundo o Ministério da Educação, esta eficiência está a aumentar. Este ano, cerca de metade das escolas (48%) mostraram que usam pelo menos 99% das horas lectivas de que dispõem. No ano passado, eram 40%.

Sugerir correcção
Comentar