Ministra da Justiça falta a encontro de juízes

Razões de saúde impedem Paula Teixeira da Cruz de participar em reunião anual.

Foto
Paula Teixeira da Cruz alvo de contestação NUNO FERREIRA SANTOS

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, vai faltar ao encontro anual de juízes que começa esta sexta-feira na Figueira da Foz. Apesar de estar previsto que interviesse na cerimónia solene de abertura, a governante não vai poder deslocar-se à Figueira, por razões de saúde.

Subordinado ao tema “A Nova Organização Judiciária – Desafios e Dificuldades”, o encontro organizado pelo Conselho Superior da Magistratura foi marcado antes do colapso do sistema informático Citius, que paralisou os tribunais de primeira instância quase por completo desde 1 de Setembro.

A presença da governante, que se fará representar pelo seu secretário de Estado António Costa Moura, era aguardada para que prestasse explicações sobre as razões do sucedido e, sobretudo, para que adiantasse uma data sobre a resolução do problema.

O grupo de trabalho que acompanha a implantação da reforma judiciária tinha anunciado que o Citius recomeçaria a funcionar na próxima semana, voltando depois gradualmente à normalidade.

Já António Costa Moura disse, no fim-de-semana passado, num encontro de notários em que também esteve em representação de Paula Teixeira da Cruz, que as novas comarcas estariam a funcionar em pleno nas semanas seguintes, não se comprometendo com uma data certa.

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça será uma das figuras presentes este fim-de-semana na Figueira da Foz, juntamente com a bastonária dos advogados, Elina Fraga, que já sugeriu ao primeiro-ministro que exonerasse a ministra na sequência dos problemas que subsistem há dez dias.

Sugerir correcção
Comentar