Lisboa assinala Semana Europeia da Mobilidade com caminhadas e conferências

De acordo com a Comissão Europeia, serão 57 as localidades portuguesas a participar nesta iniciativa, que arranca a 16 de Setembro.

Foto
Câmara não conseguiu verba para a rede de bicicletas que estava idealizada João Gaspar/Arquivo

Caminhadas, acções de sensibilização para a utilização da bicicleta nas deslocações para a escola, um congresso ibérico sobre mobilidade e estacionamento e ruas fechadas ao trânsito para receber actividades lúdicas são algumas das acções que vão ter lugar em Lisboa, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que começa a 16 de Setembro.

A iniciativa prolonga-se até ao próximo dia 22 e inclui ainda uma sessão dedicada à segurança rodoviária junto às escolas do 1.º ciclo do ensino básico e uma apresentação dos resultados alcançados com a criação, em meados de 2011, da Zona de Emissões Reduzidas da Avenida da Liberdade/Baixa. O programa completo pode ser consultado no site da Câmara de Lisboa.

O director municipal de Mobilidade e Transportes, Tiago Farias, frisou, em declarações à Lusa, que o objectivo da autarquia é promover alternativas “não contra o automóvel”, mas que sejam “mais sustentáveis”.

Segundo a página oficial da Semana Europeia da Mobilidade, que é promovida pela Comissão Europeia, este ano Portugal tem 57 participantes registados nesta iniciativa, número que representa um aumento face aos 48 inscritos em 2013. Na maioria dos casos haverá actividades dedicadas à mobilidade sustentável em toda a semana de 16 a 22 de Setembro mas nalgumas localidades só será assinalado o chamado Dia Europeu Sem Carros, com o corte de pelo menos uma artéria ao tráfego automóvel.

No caso de Lisboa, um troço da Rua Professor Francisco Gentil, em Telheiras, estará vedado ao trânsito no dia 20 à tarde, para permitir a realização de “actividades para todas as idades e com várias temáticas: bicicletas, mobilidade reduzida, Zona 30, corridas, arte urbana, ocupação positiva do espaço público, entre muitas outras”.

Já a Avenida Guerra Junqueiro, a Praça de Londres e parte das avenidas de Roma e de Paris serão palco, pelo segundo ano consecutivo, do Movimento Certo, nos dias 20 e 21. Promovido pelos comerciantes locais, este evento inclui “aulas de ginástica, passeios de bicicleta, patins, skates, concertos de música, vendas de garagem, sessões de fotografia, decoração de manequins no exterior, apresentação de colecções de roupa na rua, venda de livros na rua e prolongamento das esplanadas para as vias”, com o objectivo de “sensibilizar os lisboetas para as vantagens de alterarem os seus hábitos de transporte”. 

Mais de 40 dos participantes nacionais na edição de 2014 da Semana Europeia da Mobilidade (que este ano tem como tema “As nossas ruas, a nossa escolha”) comprometeram-se a concretizar pelo menos uma medida permanente, que contribua para promover a transferência do automóvel para um meio de transporte mais amigo do ambiente.

Questionada sobre quais as medidas de carácter permanente que vai introduzir este ano, a Direcção Municipal de Mobilidade e Tráfego da Câmara de Lisboa respondeu o seguinte: "Na edição deste ano, a prática desportiva, o envolvimento dos jovens e crianças nas questões da mobilidade sustentável, da segurança rodoviária e o incentivo à opção por modos de transporte suaves no quotidiano da cidade destacam-se em excelentes iniciativas que servem de exemplo e que vão perdurar para lá da duração de uma semana". 

Segundo informações disponíveis no site da Agência Portuguesa do Ambiente, “de 2000 a 2013 já foram implementadas 2673 medidas permanentes, tendo sido um total de 165 em 2013”.

Almada foi, até ao momento, a única localidade portuguesa a ser premiada pela Comissão Europeia pelo trabalho desenvolvido na Semana Europeia da Mobilidade. Este ano o município, que conquistou essa distinção em 2010, volta a participar na iniciativa, com actividades como a oferta de viagens em transportes públicos a troco de lixo, um curso de “iniciação à mecânica da bicicleta” e uma noite em que o comércio estará de portas abertas.

Dia 21, os concelhos de Almada e de Lisboa vão ficar ligados, através de um passeio de bicicleta entre as duas margens do Tejo.

Sugerir correcção
Comentar