Sardinha é a rainha das exportações de conservas

Atum sai da lata e transforma-se em salsicha para atrair novos consumidores

Foto
A Ramirez absorve cerca de 25% da sardinha descarregada em Matosinhos NELSON GARRIDO

As exportações de conservas cresceram quase 17% entre 2012 e 2013 e somaram quase 206 milhões de euros em vendas ao estrangeiro, nas quais a sardinha é protagonista.

Para o secretário-geral da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP), Castro e Melo, os dados não são uma surpresa já que esta indústria esteve desde sempre virada para a exportação, o que lhe permitiu atenuar os efeitos da crise. “Provavelmente, não sofreu os efeitos que outros sectores sofreram porque é uma indústria que esteve desde sempre muito voltada para a exportação. A indústria de conserva portuguesa viveu sempre muito, e continua a viver, dos mercados internacionais. Exporta-se para mais de 70 países, já há muito tempo“, sublinhou.

Em 2013, as exportações de conservas de peixe atingiram cerca de 50 mil toneladas (ficando 16,3% acima da quantidade vendida no ano anterior) e cresceram 15,7% em valor, num total de 206 milhões de euros, “um dos maiores crescimentos dos últimos anos”, segundo o responsável da ANICP.

As conservas de sardinha representam cerca de um terço deste volume, tendo sido exportadas cerca de 18 mil toneladas em 2013 (9,8% mais do que no anterior) com o valor a aumentar para 84 milhões de euros (mais 18,3% do que em 2012), de acordo com as estatísticas oficiais da Datapescas.

Seguem-se o atum, com dez mil toneladas vendidas em 2013, no valor de 56 milhões de euros, e depois as conservas de sarda e cavala, das quais se exportaram pouco mais de oito mil toneladas (37 milhões de euros).

Ao contrário do que acontece no comércio internacional, no mercado interno “80% do consumo ou mais” corresponde a conservas de atum.

Castro e Melo avança com uma explicação: “Aqui, em Portugal, o consumidor normalmente tem acesso à sardinha em fresco” e provavelmente prefere o peixe preparado dessa forma, até porque “é um peixe de fácil acesso, o que não acontece noutros países”.

A indústria de conservas abastece-se fundamentalmente de sardinha capturada pela frota de cerco nacional, em condições normais, mas vai buscá-la a outros países onde existe a nossa espécie quando esta escasseia nas águas portuguesas, o que tem acontecido nos últimos anos, explicou o secretário-geral da ANICP.

O atum é capturado e importado “nos mais variados sítios”, com uma “pequeníssima parte” proveniente dos Açores.

Entretanto, as empresas insistem na procura de novos mercados. “As exportações têm aumentado para alguns países de expressão portuguesa como, por exemplo, Angola que, em 2012, foi o primeiro mercado de exportação de conservas fora da União Europeia”, adiantou Castro e Melo. Já o “Brasil é um mercado complicado porque tem muitas barreiras técnicas”.

O responsável da ANICP afirmou que as conservas portuguesas entrariam “com muita facilidade” no mercado brasileiro “se tudo corresse normalmente”, mas há muitos obstáculos a ultrapassar. “Como eles também são produtores de conservas criam muitas dificuldades à exportação das nossas”, disse, elencando os encargos, impostos e especificações que tornam tudo “muito complicado”.

Na União Europeia, França, Inglaterra e Itália são os principais clientes das conservas portuguesas.

“Há um aspecto que tem contribuído para o crescimento que é a chamada ‘vertente saúde’”, salientou Castro e Melo, lembrando que sardinha, atum e cavala integram os grupos dos chamados 'peixes azuis' (peixes que contém gorduras consideradas saudáveis).

Além disso, a indústria soube “modernizar-se” e apelar aos gostos gourmet dos novos consumidores, com a ajuda dos chefes de cozinha que começaram também a ver nas conservas a possibilidade de criar pratos mais elaborados.

O volume de negócios das 21 unidades industriais em laboração em Portugal Continental e nos Açores, que empregam entre 3500 e 4000 trabalhadores, ronda atualmente os 320 milhões de euros.

Salsicha de atum
A Cofisa (Conservas de Peixe da Figueira da Foz) investiu 1,2 milhões de euros no desenvolvimento de uma salsicha de atum desenhada para atrair consumidores mais jovens e que valorizam a alimentação saudável. O produto chegou ao mercado há pouco mais de um mês, depois de atravessar um processo “lento e difícil” para ganhar a consistência desejável sem comprometer o sabor do atum, disse o presidente da Cofisa, José Freitas.

“O difícil para conseguir uma salsicha de atum, ou de peixe em geral, é a textura porque enquanto a carne tem uma textura adequada para dar consistência (…), o peixe não tem essa consistência, daí a enorme dificuldade em conseguir uma salsicha vinda de um produto de peixe”, explicou.

À parte a utilização do atum como principal matéria-prima, a unidade de produção das salsichas assemelha-se à dos produtos de carne e liberta o aroma intenso do fumeiro que se associa aos enchidos tradicionais.

O projecto custou, só em equipamento e instalação cerca de um milhão de euros, ao qual acresceram mais 200 mil euros na fase de desenvolvimento e testes de produto, realizados numa planta-piloto ao longo de dois anos.

A insistência do patrão da Cofisa, que adquiriu a conserveira há uma década, resultou da “experiência pessoal” anterior e da “ligação muito forte à indústria de carne”. “Convivi durante muitos anos com a salsicha”, contou José Freitas, adiantando que sempre “teve o sonho” de fazer um produto deste género, desde que adquiriu as fábricas de conserva de peixe.

A opção por este formato deveu-se ao facto de ser “um produto massificado, muito atractivo para a juventude”, além das características saudáveis: “só tem produtos naturais, peixe, não tem corantes, nem conservantes. Fizemos questão que fosse um produto natural. Agora vamos ver qual é a reacção do mercado e se há que introduzir alguma coisa no paladar”, sublinhou o dono da Cofisa.

Os primeiros frascos já estão à venda em alguns hipermercados e a Cofisa está a negociar a entrada das salsichas de atum noutras cadeias de distribuição nacionais, optando por adiar a internacionalização.

Sugerir correcção
Comentar