Alunos portugueses ganham prémio com mola para chucha

São da Escola Profissional Magestil, em Lisboa, e desenvolveram um adaptador para chucha.

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Protótipo do produto dos alunos da escola Magestil DR

“A chucha cai no chão. A reacção habitual é pegar na chucha e lavá-la, mas e se... Não houver água por perto?” É assim que cinco alunos da Escola Profissional Magestil, em Lisboa, apresentam o produto que criaram: um adaptador para chucha que, através de um mecanismo de mola, evita o contacto com o chão, protegendo a tetina. Com esta invenção, receberam o prémio europeu Remarkable Customer Service Award na competição JA-YE Europe Company Programme.

O ministro da Educação, Nuno Crato, deu os parabéns à equipa que criou a empresa 4 Baby logo na sexta-feira. A final da competição Europe Company of the Year Competition reuniu 38 países, num total de 300 alunos.

Em comunicado, a Junior Achievement Portugal, que se define como a congénere da maior e mais antiga organização mundial educativa sem fins lucrativos, explica que a equipa portuguesa 4 Baby começou por participar no programa A Empresa da organização Junior Achievement Portugal.

Com o apoio de professores e de voluntários do mundo empresarial, criaram durante o ano lectivo uma ideia de negócio inovadora e geriram uma mini-empresa, passando por todas as etapas de um ciclo empresarial real, desde o brainstorming inicial, ao estudo de mercado, angariação de capital, plano de negócios, procura de investidores, vendas, até à liquidação final.

No final do ano, a 26 de Maio, realizou-se a competição nacional da Junior Achievement e os cinco alunos foram os grandes vencedores. São eles: Daniel Dias, Carolina Espírito Santo, Flávio Moura, Miguel Esperança e Miguel Loureiro.

Na JA-YE Europe Company of the Year Competition,  que reuniu as melhores mini-empresas — 250 mil jovens criaram mini-empresas em toda a Europa, 300 foram seleccionados —, os 4 Baby foram reconhecidos.

Acrescentou o ministério de Nuno Crato, em comunicado: "O objectivo desta competição é aproximar jovens entre os 15 e os 25 anos da realidade empresarial, permitindo-lhes conhecer melhor alguns conceitos e princípios de economia".


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