Esquadras algarvias da PSP recebem 3 mil pulseiras para localizar crianças perdidas

As pulseiras contêm um número de identificação associado ao contacto dos pais ou educadores e destinam-se, sobretudo, a crianças dos dois aos nove anos.

Foto
Os níveis elevados de ozono afectam sobretudo crianças, idosos, asmáticos e indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas Pedro Cunha/Arquivo

A PSP distribuiu no último mês pelas sete esquadras algarvias 3000 pulseiras para localizar crianças perdidas ao abrigo do programa "Estou Aqui!", número que pode subir até ao final do verão, disse fonte do comando de Faro.

A PSP de Faro iniciou nesta quinta-feira no aeroporto da cidade um ciclo de acções para a divulgação e activação das pulseiras junto dos turistas que aterram no Algarve, acções que irão decorrer todas as quintas-feira, na zona das chegadas, até ao final de Agosto, acrescentou a mesma fonte.

As pulseiras contêm um número de identificação associado ao contacto dos pais ou educadores e destinam-se, sobretudo, a crianças dos dois aos nove anos, podendo ser levantadas gratuitamente em qualquer esquadra da PSP, onde se pode também fazer o registo, embora também seja possível fazê-lo em casa.

Sandra Candeias e Emanuel Silva são um casal de emigrantes residente em Inglaterra que decidiu, à chegada ao aeroporto de Faro, pedir uma pulseira para a filha de seis anos, para usar enquanto estão de férias no Algarve, região onde vieram pela primeira vez.

Assumindo que não conheciam o sistema, o casal achou que seria uma "segurança" para a família aderir ao programa, sobretudo porque nos meses de Verão, "é mais fácil as crianças perderem-se" em locais com muita gente, como praias, parques aquáticos ou mesmo centros comerciais.

Os agentes responsáveis pela divulgação do programa no aeroporto explicaram ainda aos pais de Anna que, por ser um programa de cariz europeu, a pulseira é válida em qualquer país da Europa, sendo apenas preciso ligar o 112, embora a pulseira fique inactiva após o dia 30 de Setembro.

Segundo fonte do comando de Faro da PSP, a maior parte das pessoas que vão às esquadras levantar as pulseiras são portugueses, embora os estrangeiros também já comecem a aderir ao sistema, que acham "muito interessante", sendo que a maioria desconhece a existência desta iniciativa nos seus países.

No ano passado, até ao final do verão, foram distribuídas pelas sete esquadras algarvias da PSP 7000 pulseiras, acrescentou a mesma fonte.

Paralelamente ao programa "Estou Aqui!", a PSP tem ainda em marcha o programa "Algarve Destino Seguro", iniciado pelo comando de Faro em 2013 e que visa minimizar o sentimento de insegurança dos turistas que passam férias na região.

Para tal, os funcionários dos postos de atendimento ao turista de Portimão, Vila Real de Santo António e Lagos receberam formação específica para atender e apoiar vítimas de crimes.

Tal como no ano passado, a PSP está a realizar inquéritos para avaliar o sentimento de segurança dos turistas no Algarve, dados que integrarão um estudo que será depois apresentado publicamente.

Sugerir correcção
Comentar