Fundos de investimento têm 257 milhões em dívida do GES e do BES

Exposição dos fundos ao universo Espírito Santo pode ser consultada no sitio da Internet da CMVM.

Foto
Empresas reduziram endividamento de curto prazo, conclui CMVM Daniel Rocha

A exposição de fundos de investimento domiciliados em Portugal a divida emitida pelo BES e GES, do universo Espírito Santo, ascendia, a 30 de Junho, a um total de 257 milhões de euros, divulgou esta sexta-feira a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A comunicação da CMVM, que representa uma antecipação da composição das carteiras dos fundos, revela que, ao Grupo BES, estavam expostos 48 fundos, num montante de 214 milhões de euros, o que representa 1,59% do total de activos sob gestão dos organismo de investimento colectivo (OIC).

A exposição agregada a dívida emitida pelo Grupo GES repartiu-se por 22 fundos, atingindo o montante total de cerca de 43 milhões de euros (0,32% do total de activos sob gestão em OIC).

A CMVM justifica que, ”na sequência dos recente desenvolvimentos do mercado financeiro português”  decidiu antecipar a composição das carteiras dos 246 fundos registados em Portugal, permitindo dessa forma aos investidores o acesso imediato, através do seu sitio da Internet, a consulta a essa exposição.

Até ao final do primeiro semestre estavam domiciliados 246 fundos em Portugal, com um valor líquido global sob gestão de cerca de 13 mil milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar