Falha numa turbina obriga avião da TAP a regressar ao aeroporto de Lisboa

Voo TP 085 descolou do Aeroporto Internacional de Lisboa às 10h10, com destino a São Paulo, e regressou pouco depois.

Já terão embarcado os passageiros do avião da TAP que este sábado de manhã voltou para trás pouco depois de ter descolado no Aeroporto Internacional de Lisboa. Na origem do transtorno, que adiou a viagem por cinco horas, esteve uma falha numa turbina de um dos reactores do avião.

Apesar de várias tentativas não foi possível ouvir o porta-voz da companhia aérea portuguesa. Já depois das 17h00, a empresa emitiu um comunicado a explicar o que acontecera com o voo TP 085, que descolou do Aeroporto Internacional de Lisboa às 10h10, com destino a São Paulo.  

De acordo com essa nota, “a aterragem em Lisboa decorreu com toda a segurança”. Os 268 passageiros seguiriam viagem noutro avião da companhia com partida agendada para as 17h15. “O reactor em causa faz parte de um conjunto cuja manutenção está a cargo do fabricante, a General Electric”, salienta o documento. Não foi, até à descolagem desta manhã de sábado “detectado qualquer sinal que justificasse uma intervenção para além das inspecções de rotina”.

Não houve qualquer explosão, como numa primeira fase chegou a ser referido pela Polícia de Segurança Pública (PSP). A avaria “provocou um ruído fora do normal”, refere ainda o comunicado. O problema da turbina, ”e embora a falha do motor tenha sido contida”, não provocou “quaisquer danos no avião". Além disso, "verificou-se a projecção de alguns detritos pela tubeira de escape”.

Duas viaturas ficaram com os vidros partidos e uma habitação com os estores danificados em Camarate, Loures,  depois de várias peças terem caído do avião. A PSP adiantou à Lusa que foram recolhidas no local 30 peças, a maior das quais com cerca de quatro centímetros, depois de testemunhas terem dado conta do incidente junto da esquadra de Camarate.

A TAP afirma que assumirá os danos. Afiança ainda que decorrem investigações “por parte do fabricante, acompanhadas pela Manutenção & Engenharia  da TAP, com o objectivo de determinar as causas da ocorrência”. 

 

  


 

  

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