IGCP poderá emitir dívida em dólares esta quarta-feira

Será uma emissão sindicada, com a participação de três instituições financeiras.

Foto
O líder do IGCP admitia em Junho operação em dólares Miguel Manso

O instituto que gera a dívida pública portuguesa, o IGCP, poderá avançar esta quarta-feira com uma emissão em dólares, que será apoiada num sindicato bancário em que participarão o Barclays, o Danske Bank e a Société Générale. A informação foi avançada pela agência Bloomberg.

A possibilidade de abrir uma nova frente para a colocação de dívida já tinha sido avançada pelo presidente do IGCP, João Moreira Rato, em Junho. E o objectivo é diversificar as fontes de financiamento e aproveitar o interesse em dívida portuguesa por parte dos investidores que preferem as emissões em dólares, nomeadamente, norte-americanos.

O regresso aos mercados acontece, aliás, depois de o Governo português ter prescindido de receber a última tranche do empréstimo internacional. E após o IGCP ter realizado um road-show precisamente nos Estados Unidos.

A agência Bloomberg acrescenta que a taxa de juro deste emissão sindicada poderá rondar os 5,34%, uma vez que o diferencial indicativo face ao dólar foi fixado em 270 pontos base. Mas admite, também, que este valor possa variar em função da procura que a operação venha a gerar.

Sugerir correcção
Comentar