Primeira fase de exames termina esta semana para alunos do básico e do secundário

Os alunos do 3.º ciclo fazem nesta segunda-feira a prova de Matemática e os do secundário serão postos à prova na quinta-feira. Quarta é a vez do exame de Biologia e Geologia.

Foto
Cerca de 159 mil alunos fazem exames do secundário nesta fase Enric Vives Rubio

As escolas abrem as portas nesta segunda-feira para a última semana da primeira fase de exames nacionais. Os alunos do 9.º ano enfrentam a prova de Matemática, que no ano passado teve a classificação média mais baixa de sempre — 47%. Os do secundário começam com História e Desenho e fazem quarta e quinta-feira dois dos exames mais concorridos e especialmente importantes para quem se candidata ao ensino superior na área de Saúde: o de Biologia e Geologia e o de Matemática, respectivamente.

Para as crianças do 9.º este é o último exame. Despachado o de Português, há uma semana, entram nas salas às 9h15 desta quarta-feira para fazer a segunda das duas provas nacionais que pesam 30% na classificação final. A avaliar pelas reacções de alunos e professores, estará cumprido o objectivo de melhorar os resultados a Português, que em 2013 teve o pior resultado em nove anos de exames nacionais do 9.º ano, com a média a cair de 53% para 47%. A Matemática a classificação ainda foi pior, no ano passado: 43%, menos 10 pontos percentuais do que no ano anterior.

O Instituto de Avaliação Educativa também é, tradicionalmente, posto à prova nestes dias, mas por docentes e alunos. Em 2013, a direcção da Associação de Professores de Matemática considerou que a prova tinha sido desequilibrada e desadequada aos alunos daquela faixa etária. “Uma prova composta por um elevado número de questões cuja complexidade exige uma capacidade de abstracção que um aluno médio do 9.º ano não tem, só podia dar este resultado, que contradiz todos os indicadores nacionais e internacionais de que dispomos”, lamentou, na altura, a presidente da associação, Lurdes Figueiral. A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) considerou, no seu parecer, que a prova do 9.º ano foi mais fácil do que a de 2012, mas os resultados deram conta do contrário.

Candidatos ao superior
Os alunos mais velhos, do ensino secundário, fazem nesta segunda-feira vários exames, entre os quais História A e Desenho A, a que estão inscritos 16.710 e 5630 pessoas, respectivamente. Quarta e quinta-feira realizam-se dois dos exames decisivos para os estudantes que querem ingressar em cursos superiores da área da Saúde: o de Biologia e Geologia (com 55 mil inscritos) e o de Matemática A, que deverá feito por 50 mil estudantes.

No total, nesta primeira fase, são realizados 346 mil exames nacionais, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Educação e Ciência. Quase metade (49%) dos 158.566 examinandos (contra 159.153 no ano passado) está em cursos secundários da área das Ciências e Tecnologias. Em segundo lugar aparecem as Línguas e Humanidades — 20% dos alunos que vão a exame são desta área.

O número absoluto de alunos que mostram vontade de prosseguir estudos baixou de cerca de 91.500, no ano passado, para 88.400, este ano. Ainda assim, os que pretendem entrar numa universidade ou politécnico são mais de metade (56%) dos que se inscreveram para fazer as provas nacionais.

Os resultados da 1.ª fase de exames serão conhecidos a 11 de Julho e a 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao superior decorre entre o dia 17 do mesmo mês e 8 de Agosto. Será nessa altura que estará em jogo o maior número de vagas no ensino público. A 8 de Setembro haverá resultados das colocações.

As classificações obtidas pelos alunos do 9.º ano nas provas de Matemática e de Português serão conhecidas no dia 14 de Julho.

Sugerir correcção
Comentar