O Chico Buarque de Carminho

Chico Buarque fez 70 anos. Por isso convidámos a fadista Carminho a fazer uma selecção de 20 canções do gigante brasileiro.

Foto

Chico Buarque de Hollanda, um dos maiores compositores da história da música brasileira, fez 70 anos esta quinta-feira e um pouco por todo o mundo multiplicam-se as homenagens e as mensagens de parabéns. Nas redes sociais partilham-se canções de Chico Buarque e em serviços de música como o iTunes e o Spotify foram disponibilizados os álbuns que foi editando ao longo de 50 anos de carreira.

Em forma de homenagem também, a fadista portuguesa Carminho deixa-nos a sua escolha da música de Chico Buarque. Já a preparar um novo trabalho, a fadista fez uma pausa entre gravações e escolheu alguns dos temas de que mais gosta do compositor brasileiro, que não canta em Portugal desde 2006.

Chico Buarque e Carminho trabalharam juntos em 2012 na edição brasileira do álbum da fadista, Alma. Na altura, o agente de Chico Buarque, Vinicius França, disse ao PÚBLICO que o brasileiro há algum tempo que conhecia o trabalho de Carminho e que gostava muito dela e “por isso aceitou prontamente o convite”. A fadista viajou então para o Brasil, onde gravou o tema Carolina com aquele que é uma das suas grandes referências. Em Alma, Carminho tem ainda uma versão de Meu Namorado, de Chico Buarque.

Já este ano, os dois voltaram a actuar juntos no Show de Verão da Mangueira, o evento destinado a angariar fundos para a escola de samba com o mesmo nome. Carminho foi convidada e subiu ao palco com Chico Buarque para interpretar o tema Sabiá, de Buarque e Tom Jobim.

Sugerir correcção
Comentar