Este ano já foram mortas 20 mulheres

Foto

Muitos casos continuam a ser investigados. Mas o Observatório de Mulheres Assassinadas, da União de Mulheres Alternativa e Resposta, já contabiliza 20 mulheres mortas só este ano. Destas, 15 foram-no por pessoas com quem tinham (ou já tinham tido) relações de intimidade, como companheiros ou ex-companheiros, e 5 por familiares próximos (filhos, irmãos, netos...). O Observatório não conta com o caso de Moncorvo: "Em boa verdade surge a suspeita de femicidio seguido de suicídio, porém o mesmo ainda não está confirmado por parte da Policia Judiciária pelo que ainda não o podemos contabilizar", justifica. O PÚBLICO recorda alguns dos crimes que marcam o ano. O Relatório de Segurança Interna de 2013 dava conta de 30 mulheres e 10 homens vítimas mortais de violência doméstica.

3 de Junho
Aires Ferreira, antigo presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, é encontrado morto juntamente com a ex-mulher. Suspeita-se de uma situação de homicídio seguida de suicídio.

1 de Junho
Uma mulher de 54 anos é morta por asfixia, em Vale de Santarém. O companheiro é detido pelas autoridades sem oferecer resistência. O casal estaria em processo de separação e a mulher tinha colocado à venda a residência onde viviam. No mesmo dia, um homem esfaqueia a ex-mulher e a filha, em Margaride, Felgueiras, tendo ambas sido transportadas para o hospital.

28 de Maio
Uma mulher de 28 anos é esfaqueada na clínica dentária onde trabalhava, na Rua Augusta, em Lisboa. O alegado agressor, de 39 anos, era marido da vítima e foi detido no local pela PSP.

15 de Maio
Um homem de 70 anos asfixia a mulher nas Lajes do Pico. O alegado crime ocorre à porta de casa. O homem é detido.

7 de Maio
Uma mulher é encontrada morta na Baixa da Banheira. O homem que a terá esfaqueado, ex-companheira da vítima, é encontrado morto horas depois.

17 de Abril
Um agricultor, de 61 anos, mata a tiro a ex-sogra e a tia e fere a ex-mulher e a filha em Valongo dos Azeites, S. João da Pesqueira. Já tinha sido condenado em 2013 a pena de prisão de quatro anos, suspensa, por violência doméstica, ofensa à integridade física qualificada e ameaça agravada.

8 de Março
Um homem de 65 anos é suspeito de matar a irmã e esfaquear a mãe, na aldeia de Meixedo, em Montalegre.

6 de Março
Um homem de 45 anos mata à facada uma mulher de 19, em Elvas, e suicida-se de seguida. Teriam sido namorados no passado, segundo a Lusa.

4 de Março
Uma mulher é encontrada morta na banheira de sua casa, em Monte Abraão, Sintra. Dias depois a imprensa noticia a detenção do ex-marido, como suspeito de estar envolvido.

22 de Fevereiro
Um homem de 62 anos é suspeito de ter assassinado a mulher, de 54, em Ferreira do Alentejo, com uma arma de fogo. Terá tentado suicidar-se a seguir, ficando gravemente ferido, relata a Lusa.

1 de Fevereiro
Uma mulher de 38 anos é encontrada morta no interior de um veículo, no concelho de Albergaria-a-Velha. A Lusa dá conta de que o suspeito é um indivíduo de 41 anos, ex-marido da vítima.

13 de Janeiro
Uma mulher com cerca de 20 anos é assassinada à porta da casa dos pais, em Alcochete. O suspeito é o ex-companheiro.

12 de Janeiro
Uma mulher de 48 anos é morta a tiro num estabelecimento comercial em Alfragide. O suspeito é um homem de 50 anos, antigo companheiro da mulher, que acaba por se entregar.

Sugerir correcção
Comentar