Nuno Espírito Santo declinou o Braga e abriu caminho para Sérgio Conceição

O antigo treinador da Académica assinou um contrato de duas épocas. Boavista confirmou que Petit será o técnico dos “axadrezados” em 2014-15.

Foto
Conceição esteve um ano em Coimbra Francisco Leong/AFP

Pouco mais de um ano depois de chegar a Coimbra, Sérgio Conceição deixou a Académica para treinar o Sporting de Braga, nas duas próximas épocas. O treinador foi apresentado nesta segunda-feira por António Salvador, presidente do clube minhoto, que avançou para a contratação do técnico de 39 anos após Nuno Espírito Santo declinar a proposta apresentada pelos bracarenses. O futuro do ex-treinador do Rio Ave deverá passar por Espanha.

Quando foi confrontado com o nome de Nuno Espírito Santo na conferência de imprensa de apresentação do novo treinador do Sp. Braga, António Salvador tentou contornar o tema — “Vocês [comunicação social] é que sabem porque lançaram tantos nomes” —, mas o presidente dos “arsenalistas” não negou que o acordo com o antigo técnico do Rio Ave esteve iminente. As conversações entre António Salvador e Nuno Espírito Santo tiveram perto de um final feliz, mas a possibilidade de o antigo guarda-redes mudar-se para Braga esbarrou no interesse no treinador de clubes espanhóis com relações próximas a Jorge Mendes, empresário de Nuno Espírito Santo (ontem falava-se no Valência).

Com o impasse nas negociações, Salvador deixou de prevenção Sérgio Conceição, que vinha adiando a renovação com a Académica, e o casamento entre o treinador natural de Coimbra e o clube de Braga foi concretizado anteontem, véspera da apresentação: “Esta noite foi difícil dormir já a pensar em todos os pormenores”, confessou o novo líder da equipa “arsenalista” com Salvador ao lado.

Sérgio Conceição, que se fará acompanhar por Jorge Rosário e Siramana Dembélé (adjuntos), Vítor Bruno (preparador físico) e Diamantino Figueiredo (treinador de guarda-redes), afirmou na apresentação que em Braga irá “lutar sempre por ganhar cada jogo”, o que “coincide com ficar nos quatro primeiros lugares”. “Toda a gente sabe que em termos de objectivos o Sp. Braga está ao nível dos ‘grandes’”, disse Conceição que espera “um desafio diferente e fantástico”.

“Tenho a sensação que vou ter a uma carreira de treinador como tive de jogador, em termos de sucesso. Em três anos cheguei a um clube de top em Portugal e na Europa. Estou muito feliz e quero agradecer à direcção por esta oportunidade”, conclui o treinador de 39 anos que agradeceu à Académica: “Desejo a maior felicidade ao meu clube e à minha cidade.”

Ao apresentar o 13.º treinador em 11 anos, António Salvador prometeu o início de “um novo ciclo” após uma “época difícil”. Com os quatro primeiros lugares no ponto de mira, o presidente do Sp. Braga referiu que a contratação de Sérgio Conceição era um desejo antigo e mostrou confiança no novo treinador: “Acredito que vai ter sucesso nestes dois anos. Já é um dos grandes treinadores do futebol português.”

O antigo internacional português começou a sua carreira de treinador como adjunto nos belgas do Standard de Liège, em 2010-11, e na época seguinte estreou-se como técnico principal no Olhanense.

Conceição saiu do clube algarvio a meio da temporada 2012-13, tendo ingressado na Académica na fase final dessa época quando a equipa de Coimbra lutava para não descer, tendo a sua estreia sido precisamente em Braga, à 26.ª jornada.

Esta época, a equipa de Coimbra terminou em oitavo lugar com os mesmos pontos que o nono classificado, o Sp. Braga.

Petit confirmado no Boavista

Ao contrário do Sp. Braga, no Boavista não haverá mudança de comando técnico. O clube do Bessa, que na próxima época regressa à I Liga, confirmou ontem em comunicado que Petit será pela terceira temporada consecutiva técnico dos “axadrezados”.

Os boavisteiros anunciaram ainda a renovação de contrato por dois anos com os defesas Afonso Figueiredo e Carlos Santos, os médios Carraça, Julien e Miguel Cid e o avançado José Manuel. Fary, que completa em Dezembro 40 anos, e o médio chinês Yuanyi Li, de 20 anos, prolongaram o vínculo por uma época.

Sugerir correcção
Comentar