Vila Real quer unir autarcas transmontanos e Governo no combate às medidas que afectam o interior

Rui Santos convidou os deputados do PS e do PSD da região a reunirem-se com os autarcas para discutir os problemas dos transmontanos sem partidarismos.

O presidente da Câmara de Vila Real desafiou nesta quarta-feira todos os autarcas de Trás-os-Montes e Alto Douro, deputados eleitos pelos distritos de Vila Real e de Bragança, bem como os presidentes das comunidades intermunicipais da região (Douro, Trás-os-Montes e Alto Tâmega), a reunirem-se em busca de "uma estratégia para que as opções políticas contra o interior sejam invertidas”.

Rui Santos explicou que espera, desta forma, que os convidados para esta reunião sejam “capazes de a uma só voz defender o interior do país". O objectivo, acrescentou, consiste em "procurar soluções junto do Governo para os múltiplos problemas" com que todos os dias a região se vê confrontada.

O autarca socialista pretende que todos os participantes no projectado encontro tomem uma posição conjunta contra as portagens, contra o fim dos benefícios fiscais para o interior, contra a não existência de uma ligação aérea entre Vila Real, Bragança e Lisboa, contra o encerramento de serviços públicos. Outro aspecto sublinhado por Rui Santos tem a ver com o preço da água. "Continuarmos a pagar a taxa mais alta de água do país e ao contrário do que tem sido prometido, este problema não se resolveu”, salienta o autarca.

A gota de água que motivou a iniciativa do presidente da Câmara de Vila Real foi o anúncio na passada semana, por parte do Secretário de Estado Sérgio Monteiro, da vontade do Governo em colocar portagens na A4. Rui Santos recordou que “Vila Real já está cercada por portagens, com a A24 e a A7 a serem as estradas com portagens mais caras a nível nacional”. E acrescentou: “era o que nos faltava era que agora a A4 fosse portajada”.

A região de Trás-os-Montes e Alto Douro apresenta alguns dos mais baixos indicadores socioeconómicos da Europa. Rui Santos acredita que se nada for feito, “a cada dia que passa, os níveis de desenvolvimento económico e social poderão descer para indicadores absolutamente vergonhosos na União Europeia e no país”.

Na carta enviada para os autarcas do PS e do PSD, Rui Santos, sublinho que espera que “sem partidarismos, aqueles que foram eleitos localmente para defenderem as suas populações, defendam o distrito de Vila Real e Bragança e todo o interior do país”.

“O encerramento dos serviços é uma realidade permanente, parece que o interior se pode descartar e desprezar. É absolutamente inacreditável que todos os dias e a todas as horas o Governo tome medidas contra o interior e julgo que chegou o momento de dizermos ‘basta’”, afirmou ao PÚBLICO o autarca de Vila Real.

A reunião foi convocada para o próximo dia 30 de Maio, em Vila Real, pelas 16 horas, na biblioteca local, para discutir todas as questões relacionadas com o interior. Segundo Rui Santos “nas últimas décadas, infelizmente, e salvaguardando honrosas excepções, Trás-os-Montes e Alto Douro tem sido esquecido”.

Sugerir correcção
Comentar