O “inimigo” do BE “é a austeridade” não é o PS

Bloco em canpanha em Braga.

Foto
Marisa Matias está no Parlamento Europeu desde 2009 Paulo Ricca/Arquivo

A cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) às Europeias, Marisa Matias, diz que o alvo do partido nesta disputa eleitoral não é o PS, ao contrário do que tem sido sugerido por vários dirigentes socialistas.

“O nosso inimigo é a austeridade e as políticas da troika”, defendeu esta terça-feira, à margem de uma iniciativa de campanha que decorreu em Braga. A eurodeputada bloquista salienta, no entanto, que ainda está à espera de explicações sobre o posicionamento socialista em relação à renegociação da dívida externa e ao Tratado Orçamental.

“Nós estamos numa campanha eleitoral para o Parlamento Europeu e é inevitável que tenhamos que discutir” esses dois temas, defendeu Matias, dizendo esperar que da parte do PS “haja respostas” e não apenas queixas sobre o facto de se querer discutir questões europeias nesta campanha eleitoral.

Marisa Matias recusa, porém, a ideia de que o BE esteja a apontar especiais críticas ao PS. Na campanha bloquista, os alvos têm sido a austeridade e as políticas da troika, que “correspondem a três anos de governação”.

A candidata ao Parlamento Europeu falava aos jornalistas ao final da tarde desta terça-feira, depois de uma arruada em Braga, feita debaixo de alguma chuva, em que se cruzou com poucas centenas de pessoas, mesmo que tenha atravessado a principal zona comercial do centro histórico da cidade. As artérias despidas são “um dos retratos da crise”, diz a cabeça de lista do BE ao Parlamento Europeu, garantindo, no entanto, que a campanha vai continuar a ser feita “no terreno, com as pessoas”.

Numa cidade universitária e inserida numa região jovem, Matias aproveitou também por dirigir um apelo aos jovens eleitores para que no dia 25 de Maio vão votar: “Têm alternativas para dar a volta a isto”.

A campanha do BE continua em Braga, na noite desta terça-feira, com um comício na Avenida Central para a qual está agendada a última aparição pública nesta campanha do antigo líder do partido, Francisco Louçã, além de Marisa Matias e de Catarina Martins.

 

Sugerir correcção
Comentar