Metro de Lisboa prevê lançar este mês concurso para prolongar linha na Amadora

Extensão da linha azul até à Reboleira deverá estar concluída em Dezembro de 2015, se não for novamente adiada.

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O túnel por onde vai passar o metro já está construído, faltam os arranjos finais Ricardo Silva/Arquivo

O concurso público para as obras de conclusão do prolongamento do metro no concelho da Amadora, entre as estações de Amadora Este e Reboleira, vai ser lançado até ao final de Março, segundo fonte do Metropolitano de Lisboa.

Fonte do gabinete de assessoria de imprensa da transportadora disse nesta sexta-feira à Lusa que a obra deverá ter início no último trimestre deste ano e que a abertura da estação da Reboleira está prevista para Dezembro de 2015. Já em Outubro do ano passado, fonte da empresa tinha dito ao PÚBLICO que a obra iria custar 63 milhões de euros e deveria estar concluída “no último semestre de 2015”.

Esta informação surge após a presidente da Câmara da Amadora, Carla Tavares (PS), ter enviado à Secretaria de Estado dos Transportes uma moção aprovada por unanimidade no executivo municipal, para que seja dada prioridade à conclusão das obras da estação do metro da Reboleira. A moção reclama do Governo que “todas as decisões relativas aos transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa (AML) sejam tomadas em concertação com as autarquias”.

O município pretende ainda ser incluído “na restruturação dos transportes públicos da AML”, incluindo do Metropolitano de Lisboa e Carris, e participar na “concessão de exploração de serviço dos transportes urbanos e locais”.

O documento salienta que o Plano Estratégico de Transportes prevê a transferência de competências para as autarquias na gestão de transportes terrestres, mas tal não aconteceu até ao momento. “Tem havido um manifesto desinvestimento e degradação no sector dos transportes públicos nos últimos anos, como é o caso do Metropolitano de Lisboa, CP Lisboa, Carris e Vimeca”, considera a moção, que atribui a significativa redução de utentes à diminuição da oferta e ao aumento dos preços dos bilhetes.

A autarca destaca a importância do prolongamento da rede do metropolitano à Reboleira, estabelecendo uma ligação com a linha ferroviária de Sintra. “É fundamental que as pessoas possam apanhar logo o metro e seguir viagem sem ter de mudar de transporte para Lisboa”, afirmou.

Obra quase pronta

Entretanto, Francisco Santos, vereador da CDU na Câmara da Amadora, disse que “a obra está praticamente pronta, o túnel está feito e só faltam os acabamentos”. Este eleito da CDU adiantou que a coligação vai apresentar nos municípios da AML uma moção em defesa do investimento nos transportes públicos.

A extensão da linha azul do metro foi anunciada em 2005 durante o primeiro Governo de José Sócrates. O estudo de impacte ambiental do projecto data de 2007 e no documento previa-se o início da obra em 2008 e a abertura à exploração em Agosto de 2010. Mas as obras só começaram em 2009. Quando o actual Governo tomou posse, em Junho de 2011, a empreitada foi suspensa com o argumento de que era necessário reavaliar o investimento.

A expectativa inicial apontava para um custo de 58 milhões de euros, a meta seria servir cerca de quatro milhões de passageiros por ano, ou seja, quase o dobro dos 2,2 milhões de passageiros que usaram a estação do Aeroporto no primeiro ano de actividade, entre Julho de 2012 e Julho de 2013.

O projecto consiste na construção de um túnel com 579,2 metros, estação e zona terminal, para a inversão dos comboios. O túnel está construído e a estação aguarda por arranjos finais. 

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