Voos cancelados, casal desalojado e escolas encerradas nos Açores

Medidas de segurança activadas por causa do mau tempo.

Fotogaleria
Rui Soares
Fotogaleria
Rui Soares
Fotogaleria
Rui Soares

A transportadora aérea açoriana SATA já cancelou esta quinta-feira 14 voos entre ilhas nos Açores, devido ao vento forte que está a fustigar o arquipélago. A medida determinada por questões de segurança afectou mais de 300 passageiros.

Face à prevista intensificação da tempestade para esta tarde nas ilhas do grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Pico, Faial, São Jorge, Graciosa e Terceira) e, à noite, nas do grupo oriental (Santa Maria e São Miguel), a transportadora aérea não prevê realizar nenhuma ligação até ao fim desta quinta-feira.

Devido ao mau tempo que destruiu o telhado da sua habitação, um casal de idosos ficou desalojado na freguesia das Lajes, concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira. Encontram-se abrigados na sede dos bombeiros locais.

Entretanto,  dado o previsível agravamento do estado do tempo no arquipélago, o governo regional determinou,o encerramento, após o almoço, das escolas dos diferentes ciclos nas ilhas do Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa e Terceira,

Como as escolas das ilhas das Flores e do Corvo e a Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico estavam encerradas desde o início do dia, a decisão do fecho dos estabelecimentos de ensino abrange, agora, sete das nove ilhas.

Os grupos central e ocidental dos Açores estão esta quinta-feira sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido a previsão de ventos fortes, com rajadas que podem atingir os 155 quilómetros/hora, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso vermelho, que significa a existência de uma situação meteorológica de risco extremo, vai estar em vigor entre as 12h desta quinta-feira e as 0h de sexta-feira para o vento e entre as 15h de hoje e as 6h de sexta-feira para a agitação marítima.

O IPMA colocou ainda aqueles dois grupos de ilhas sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas do quadrante oeste que deverão atingir 10 a 12 metros de altura, podendo algumas chegar aos 20 a 25 metros de altura máxima. Os grupos central e ocidental vão estar também sob aviso amarelo por causa da chuva até às 18h desta quinta-feira.

Os portos das ilhas do grupo ocidental e central dos Açores, que estão esta quinta-feira sob aviso vermelho e amarelo devido à previsão de forte agitação marítima e ventos fortes, vão estar encerrados a toda a navegação. “Analisadas as previsões meteorológicas, os portos de São Roque do Pico, Madalena do Pico e Lajes do Pico, assim como Velas, Calheta (ilha de São Jorge), Laje das Flores e Santa Cruz das Flores e o Porto da Casa na ilha do Corvo vão estar fechados a toda a navegação a partir das 13h”, confirmou o capitão do Porto da Horta, Vieira Branco.

Sugerir correcção
Comentar