E se a selecção espanhola jogasse em Bilbau?

A campeã mundial e europeia corre o “risco” de jogar no País Basco no Euro 2020, segundo a UEFA.

Foto
Os adeptos da roja seriam mal recebidos no País Basco Philippe Desmazes/AFP

É algo que não acontece há 47 anos mas que pode ser realidade caso a cidade basca seja uma das escolhidas para organizar o Campeonato Europeu de Futebol de 2020. Pelo menos foi esse o desejo expressado pelo secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, em Dezembro. No entanto, essa parece ser uma missão quase impossível.

“Se Bilbau for uma das sedes e a Espanha se qualificar, então a Espanha irá jogar pelo menos dois jogos em Bilbau.” As palavras do responsável desencadearam uma polémica que reacende a tensão antiga entre o País Basco e a Espanha, presente até nos relvados.

O primeiro foi o presidente do Athletic de Bilbau, Josu Urrutia, que avisou, de acordo com o El País, que a presença da roja no novo estádio de San Mamés pode ser vetada pelos sócios da sociedade que gere o complexo, entre os quais o Governo regional e a Câmara Municipal.

Seguiu-se, no final de Janeiro, o presidente do Governo, José Luis Bilbao, que justificou a recusa em receber a selecção espanhola por causa dos previsíveis confrontos entre os adeptos mais radicais locais e os apoiantes da selecção.

“Com a selecção espanhola viria um monte de autocarros com bandeiras amarelas e vermelhas, com hooligans e touros negros para tomar posse das províncias traidoras e, por outro lado, iria haver outro grupo grande à espera deles”, afirmou Bilbao ao El Mundo.

Um cenário destes obrigaria as autoridades a convocar “todo o plantel da Ertzaintza [polícia do País Basco], com todos os carros pela rua”, previu o responsável.

A única forma de a Espanha poder jogar em Bilbau seria “como visitante contra [a selecção de] Euskadi”, ou seja, contra a equipa nacional basca, não reconhecida pela UEFA. “Seria muito bem recebida, assim como a França, a Alemanha ou a Inglaterra”, explicou.

Ainda assim, o presidente do Governo regional afirma que a cidade vai manter a sua candidatura para receber jogos do Euro 2020. A UEFA prevê inaugurar nessa edição um novo formato da competição, que se vai dividir por 13 cidades europeias de diferentes países.

A última vez que a selecção espanhola jogou em Bilbau foi a 31 de Maio de 1967, contra a Turquia.

Sugerir correcção
Comentar