Twitter aumenta receitas, mas crescimento de utilizadores abranda

Empresa registou cerca de 492 milhões euros de prejuízos em 2013.

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A sede do Twitter, em São Francisco, nos EUA Justin Sullivan/Getty Images/AFP

As receitas do Twitter cresceram, a empresa continua a perder dinheiro e diminuiu a velocidade a que novos utilizadores estão a aderir à plataforma. São dados dos primeiros resultados financeiros apresentados após a bem-sucedida estreia em bolsa, em Novembro.

A empresa registou 665 milhões de dólares (492 milhões de euros) de receitas no último ano, mais do dobro dos 317 milhões de 2012. As despesas – incluindo investigação e desenvolvimento, e marketing – aumentaram drasticamente, sobretudo no último trimestre, e a empresa fechou o ano com 645 milhões de dólares de prejuízos. Em 2012, tinham sido 79 milhões.

“O Twitter acabou um bom ano com o nosso melhor trimestre financeiro de sempre”, afirmou o presidente executivo, Dick Costolo. O Twitter nunca teve um ano de lucros e é normal para uma empresa em rápido crescimento, como muitas das que oferecem serviços online, gastar muito dinheiro antes de começarem a dar retorno. Os resultados até surpreenderam positivamente os analistas, mas uma métrica essencial levantou preocupações: a adesão de utilizadores está a abrandar.

Em Dezembro, a plataforma tinha, em média, 241 milhões de utilizadores mensais (cerca de cinco vezes menos do que o Facebook), um crescimento de 30% quando comparado com o valor de 2012, mas apenas 3,8% acima do número médio de utilizadores do trimestre anterior.

O Twitter consegue ser mais caótico do que o Facebook e é uma plataforma mais difícil de dominar. As mensagens sucedem-se muito rapidamente e o famoso limite de 140 caracteres levou à criação de uma linguagem própria: por exemplo, RT é usado para assinalar a republicação de uma mensagem de outra pessoa, e MT serve para quando essa republicação altera ligeiramente o conteúdo original.

“Temos simplesmente de fazer do Twitter um Twitter melhor”, disse Costolo, na conferência de apresentação de resultados, adiantando que a estratégia passa por tornar o serviço “um meio visualmente mais atraente” e que serão introduzidas novidades ao longo do ano para tentar inverter o abrandamento da adesão de novos utilizadores. Em Outubro do ano passado, o Twitter já tinha passado a mostrar as imagens partilhadas pelos utilizadores.

As acções da empresa afundaram nesta quarta-feira à noite, depois da comunicação de resultados. Nesta quinta-feira, nas transacções antes da abertura da Bolsa de Nova Iorque, a cotação caía cerca de 21%, para valores em torno dos 52 dólares.
 
 

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