Retrato "excepcional" de Lucian Freud vai a leilão pela primeira vez

Head on a Green Sofa esteve até agora numa família da nobreza britânica. Representa “exactamente o momento” em que o pintor adoptou uma nova técnica

Foto
DR

Uma pintura de Lucian Freud vai pela primeira vez a leilão depois de ter integrado a exposição dos retratos do artista na National Portrait Gallery britânica e de décadas passadas no recato da família da retratada e proprietária da obra, Lady Lambton. Trata-se de um dos melhores retratos do pintor, descrito pelo perito em arte contemporânea da leiloeira Sotheby’s como “excepcional” – representa “exactamente o momento” em que Lucian Freud adoptou uma nova técnica de pintura.

Oliver Barker, citado pelo Telegraph, que noticiou sábado que Head on a Green Sofa (1960-1) irá a leilão com estimativas de venda “conservadoras” a situar-se entre os três milhões e os 4,2 milhões de euros, explica que foi neste retrato que Freud (neto do fundador da psicanálise, Sigmund Freud) começou a pintar em pé, usando pincéis rudes feitos de pêlo de porco. “Esta pintura excepcional tem tudo”, diz Barker. “Marca um momento de mudança cataclísmica no estilo artístico e na prática de Freud e testemunha o seu embarque numa nova forma de pintar que definiria a sua carreira.”

Head on a Green Sofa, uma de poucas obras do artista que se mantiveram na posse do mesmo proprietário durante largas décadas sem ter ido à praça, será vendido através da Sotheby’s a 12 de Fevereiro, depois de resolvida uma disputa legal que envolvia a pintura e o herdeiro legal de Lord Lambton – que morreu em 2006 e deixou a obra, bem como todo o seu legado, ao cuidado do filho, Lord Durham. Ele e as suas irmãs disputaram a propriedade da obra e viram o caso transitar para os tribunais de Itália, onde Lord Lambton tinha vivido os últimos anos da sua vida. Resolvida a querela e autorizada a venda, o retrato vai então ser vendido depois de ter passado os primeiros meses de 2012 em exposição na National Portrait Gallery londrina.

Nascido na Alemanha mas naturalizado britânico em 1939, depois de a sua família ter fugido da ascensão do regime nazi, Lucian Freud (1922-2011) foi um dos mais importantes artistas contemporâneos do seu tempo. Era amigo da retratada, Lady Lambton, conhecida como “Bindy” pelos mais próximos, uma figura da alta sociedade britânica cujo rosto anguloso foi imortalizado pelo pintor. A receita da venda da pintura, que mede um metro quadrado, será parcialmente encaminhada para obras nas propriedades da família.

Freud é um artista valioso – as suas obras atingem valores de compra elevados no mercado, como Red Haired Man on a Chair, negociada pela Christie’s e vendida por 5,6 milhões de euros em Fevereiro de 2005, ou a mais valiosa Benefits Supervisor Sleeping (1955), cujos 23 milhões de euros de preço de venda o transformaram em 2008 no artista (então) vivo mais caro de sempre. Soube-se mais tarde que a obra fora adquirida pelo milionário russo Roman Abramovich. Já o tríptico que retrata o pintor, da autoria de Francis Bacon, tornou-se no ano passado a obra de arte mais cara de sempre vendida em leilão. Três Estudos de Lucian Freud foi pintado pelo seu amigo Francis Bacon e atingiu o preço de 106 milhões de euros em Nova Iorque, destronando o famoso Grito, de Edvard Munch.
 
 

Sugerir correcção
Comentar