Facebook vai começar a vender vídeos publicitários

Os utilizadores do Facebook deverão passar a ter vídeos de publicidade nos seus feeds de notícias já esta semana.

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O co-fundador do Facebook nega tentativa de criar esquemas para receber benefícios fiscais Robert Galbraith/Reuters

O Facebook vai começar a vender vídoos publicitários que passarão de forma automática nos feeds de notícias dos utilizadores, mesmo que estes não os activem, a partir da próxima quinta-feira, noticia o Wall Street Journal (WSJ).

Os anúncios serão transmitidos a partir de computadores ligados à rede fixa, mas também de smartphones, refere o WSJ. Com isto, a empresa de Mark Zuckerberg pretende capturar ainda uma parte dos 66.400 milhões de dólares (48.200 milhões de euros) de investimento publicitário televisivo previsto para os Estados Unidos este ano.

A intenção já não é nova, e alguns anunciantes chegaram mesmo a produzir filmes especificamente para o Facebook no início do ano, mas Zuckerberg, que segundo o WSJ se interessou pessoalmente por este tema, decidiu atrasar o processo devido às restrições tecnológicas que tornavam a visualização dos vídeos demasiado lenta.

Na semana passada, alguns utilizadores do Facebook assistiram à transmissão de vídeos nas suas páginas, à medida que a empresa começou a testar a nova tecnologia. Ainda não se sabe qual será a duração dos vídeos, mas admite-se que poderão ir até aos 15 segundos.

Porém, se alguns anunciantes estão entusiasmados com esta nova plataforma, outros temem que venha a afastar clientes, refere o WSJ. Especialistas do mercado digital disseram ao jornal norte-americano que o espaço publicitário para o vídeo será muito mais caro do que para um anúncio normal, “mas que há anunciantes que estarão dispostos a pagá-los”.

O jornal cita fontes da indústria que garantem que o Facebook tenciona cobrar dois milhões de dólares por dia (cerca de 1,4 milhões de euros) para dar a um anunciante acesso a toda a sua audiência adulta.

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