CP alarga descontos a todos os jovens até aos 25 anos

Nova medida é válida, sem restrições, para todos os comboios, incluindo Alfa Pendulares e Intercidades.

Foto

Já não é preciso ser-se estudante para beneficiar de descontos na CP. Qualquer cliente que tenha até 25 anos de idade (inclusive) e disso faça prova tem agora direito ao desconto de 25% e pode viajar nos comboios de longo curso em qualquer dia da semana.

Até ao início deste mês, a empresa só dava descontos de 10% para os Alfas entre terça e quinta-feira e de 20% para os Intercidades em todos os dias da semana. E apenas para quem provasse ser estudante com menos de 25 anos.

A nova medida é simplificadora e alarga o leque de clientes e de serviços que podem ser usufruídos, pois contempla todo o tipo de comboios, excepto os suburbanos (onde, no entanto, existem passes com 25% de desconto).

A CP avançou com estas medidas depois de constatar que 95% dos jovens e estudantes viajavam em 2.ª classe nos Intercidades, o que demonstra que se trata de um segmento sensível ao preço. Por outro lado, em 2012 houve mais 13,5% de estudantes universitários a viajar de comboio do que no ano anterior, e mais 7,1% de estudantes do secundário, o que revela um potencial de crescimento que a empresa quer agora aproveitar.

Com o desconto de 25% agora em vigor, parte dos percursos de Intercidades fica a um preço idêntico ou inferior aos dos da Rede Nacional de Expressos.

Nos últimos tempos, a CP tem-se multiplicado em iniciativas que pretendem captar clientes através de reduções no preço. Há descontos de 40% para os Alfas e Intercidades se a viagem for comprada com cinco dias de antecedência, tarifas de 50% para famílias de três a nove elementos que viagem ao fim-de-semana (embora o regresso tenha de ser antes do meio-dia) e mantêm-se, por enquanto, descontos de 50% para crianças e para idosos. Para estes últimos, contudo, o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, já demonstrou a intenção de acabar com o desconto.

Esta liberdade tarifária que a administração da CP tem praticado no âmbito da sua política comercial está, no entanto, condicionada no que diz respeito aos descontos para os ferroviários e seus familiares porque a tutela faz questão de os suprimir.


 
 
 

Sugerir correcção
Comentar