Anúncio da Dove é o melhor de 2013 para a revista Adweek

O vídeo faz parte de uma campanha que tem como objectivo afastar os habituais padrões de beleza feminina e tinha batido recordes no YouTube.

Anúncio da Dove corre o mundo

Um anúncio da Dove sobre beleza feminina foi escolhido pela revista especializada Adweek como o melhor do ano. O trabalho, da agência Ogilvy no Brasil, é assinado pelo director de arte Anselmo Ramos e pelo redactor português Hugo Veiga, radicado em São Paulo.

O vídeo faz parte de uma já longa campanha da Dove que tem como objectivo afastar os habituais padrões de beleza feminina. Com o título "Real Beauty Sketches" (que pode ser traduzido por “desenhos de beleza verdadeira”), o anúncio mostra um desenhador profissional do FBI a desenhar o rosto de várias mulheres, apenas com base na descrição que as próprias fazem. De seguida, desenha o mesmo rosto a partir da descrição feita por terceiros. No final, o vídeo passa a mensagem que da descrição de terceiros resulta o desenho de um rosto mais bonito e conclui: “Você é mais bonita do que pensa”.

“Os três minutos de imagens do vídeo, num loft em São Francisco, tornar-se-iam o ponto alto da publicidade este ano – uma reflexão inteligente e tocante sobre auto-estima, que era tão bonita como as pessoas que estudou”, escreveu a Adweek.

Em Maio, o vídeo tinha-se tornado no anúncio publicitário mais visto de sempre no YouTube. Foi na altura um fenómeno viral, tendo recebido vários elogios, mas também críticas, sobretudo por associar o valor das mulheres a questões de aparência. Serviu também de mote para várias paródias que foram colocadas online.

Na lista dos dez anúncios seleccionados pela revista americana, surge em segundo lugar uma publicidade a uma carrinha da Chrysler, que foi para o ar durante o intervalo da final da Super Bowl (a competição de futebol americano conhecida precisamente pelos anúncios). O vídeo usa parte um discurso radiofónico da década de 1970 de elogio aos agricultores e vai mostrando várias fotografias da vida agrícola nos EUA. No final, surge a carrinha, o modelo Dodge Farmer.

Em terceiro lugar está um anúncio da cerveja Guinness, que começa com um violento jogo de basquetebol em cadeira de rodas e que tem um final surpreendente.

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