Edward Snowden arranjou trabalho na Rússia, mas o nome da empresa é segredo

A rede social VKontakte tinha feito uma oferta de trabalho em Agosto, mas agora não quer fazer comentários.

Foto
Edward Snowden foi filmado no centro de Moscovo pelo canal Rússia 24 REUTERS

O antigo analista informático Edward Snowden arranjou emprego numa das maiores empresas de Internet na Rússia, segundo o seu representante legal no país, Anatoli Kucherena.

O advogado não quis detalhar as funções e o nome da empresa, alegando que Snowden continua sob "a ameaça das estruturas do Governo dos EUA", mas avançou que o antigo analista começa a trabalhar na sexta-feira.

A informação de que Edward Snowden foi contratado por uma das maiores empresas de Internet da Rússia permite reduzir as hipóteses a quatro: a VKontakte, a segunda rede social mais popular na Europa, atrás do Facebook; o site de tecnologia Digit.ru; o Yandex, o mais popular motor de busca russo; e o grupo Mail.ru, que disponibiliza serviços de e-mail, redes sociais, serviços de mensagem instantânea, jogos online e comércio electrónico.

Num texto divulgado a 1 de Agosto, no mesmo dia em que Edward Snowden foi autorizado a permanecer na Rússia pelo menos por um ano, o fundador do VKontakte, Pavel Durov, ofereceu-lhe emprego: "Convidamos o Edward a vir a S. Petersburgo e ficaremos felizes se ele decidir integrar a nossa equipa de programadores", escreveu Durov.

Questionado por vários sites norte-americanos, um porta-voz da empresa, Georgi Lubushkin, não quis comentar a possibilidade de Snowden ter sido contratado pela VKontakte.

O director técnico do Digit.ru, Nikolai Durov, disse ao The New York Times que não tinha conhecimento de qualquer oferta de emprego feita a Edward Snowden e responsáveis das outras duas empresas afirmaram que não contrataram o antigo analista informático que tem divulgado os programas secretos de espionagem da Agência de Segurança Nacional norte-americana.

Sugerir correcção
Comentar