Diego Costa prefere a Espanha ao Brasil

O avançado é o actual melhor marcador da Liga espanhola.

Foto
Diego Costa tem-se destacado ao serviço do Atlético de Madrid Alexander Klein/AFP

Diego Costa, avançado do Atlético de Madrid, oficializou nesta terça-feira através de uma carta endereçada à FIFA e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que quer jogar pela selecção espanhola em detrimento da brasileira.

A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) emitiu nesta tarde uma nota na qual informa que o futebolista Diego Costa, nascido em Lagarto, no Brasil, dirigiu-se a um notário em Madrid para assinar um papel no qual manifesta a sua intenção de jogar pela selecção espanhola.

O atleta rojiblanco especificou no documento, dirigido a Julio César Avelleda, secretário-geral da CBF, o seu desejo de estar à disposição do seleccionador espanhol Vicente del Bosque a partir deste momento.

Assim, o avançado hispano-brasileiro, máximo goleador da Liga espanhola de futebol, solicita não ser convocado por Luiz Filipe Scolari, técnico da "canarinha", que há uns dias demonstrou interesse em convocá-lo para os particulares do Brasil com as Honduras e o Chile.

Diego Costa, cuja carreira profissional decorreu praticamente na sua totalidade em Espanha, jogou dois particulares pela selecção brasileira, mas não voltou a entrar nos planos de Scolari e ficou fora da Taça das Confederações.

Com a nacionalidade espanhola em seu poder desde Julho, o jogador do Atlético de Madrid tornou-se elegível, por não ter jogado nenhum jogo oficial com o Brasil, para Vicente del Bosque que, dado o interesse do jogador, pediu à RFEF que agilizasse os trâmites para poder convocá-lo.

Costa não pôde jogar os últimos encontros de qualificação para o Mundial 2014 contra a Bielorrússia e a Geórgia por faltar ainda a oficialização da documentação.

O tempo que esteve fora dos planos de Scolari foi determinante para o avançado escolher Espanha, país onde chegou em 2007, por empréstimo do Sporting de Braga, que contratou o brasileiro um ano antes ao Barcelona Esportivo Capela.

Desde 2007, esteve emprestado a várias equipas espanholas, como Celta de Vigo, Albacete, Valladolid e Rayo Vallecano, até que deu um salto de qualidade na temporada passada sob as ordens de Diego Simeone no Atlético de Madrid.

Sugerir correcção
Comentar