Barra da Figueira da Foz encerrada a toda a navegação após naufrágio

A barra do porto da Figueira da Foz está fechada a toda a navegação, pelo menos até ao início da manhã de sábado, até se aferir a localização da embarcação naufragada, disse fonte da Autoridade Marítima.

“Não sabemos exactamente onde está a embarcação de pesca que naufragou [à saída da barra] nem as artes de pesca que esta transportava. Até ser localizada, a barra está fechada a toda à navegação”, disse à agência Lusa o comandante do porto da Figueira da Foz, Rui Amado.

A aferição da localização vai ser feita a partir das 7h30 de sábado e, depois da localização e identificação do barco, para que não constitua perigo para a navegação, a barra será reaberta, adiantou.

“Há navios no porto comercial à espera de sair e outros à espera de entrar, a situação será normalizada logo que as condições de segurança da navegação estejam garantidas”, frisou Rui Amado.

As buscas dos três desaparecidos da embarcação de pesca Jesus dos Navegantes vão ser retomadas ao início da manhã de sábado com recurso a duas embarcações e meios terrestres, estando também a ser avaliada a hipótese, se as condições climatéricas o possibilitarem, de voltar a ser utilizado um helicóptero da Força Aérea, a exemplo do sucedido ao final da tarde e ao início da noite desta sexta-feira, declarou Rui Amado.

Há ainda cinco feridos a registar, um deles em estado grave, mas já estabilizado e que será transferido da Figueira da Foz para Coimbra.

O comandante do porto disse ainda que o campeonato do Circuito de Surf do Norte, agendado para este fim-de-semana na praia do Cabedelo, anexa ao local do naufrágio, se vai manter. “O campeonato de surf não choca com as buscas, nem estas com a competição”, frisou.

Sugerir correcção
Comentar