Crédito: 148 mil famílias regularizaram atrasos no pagamento à banca

Medida extraordinária de apoio a famílias sobreendividadas só abrangeu 84 famílias.

Foto
Os empréstimos à habitação totalizavam 105.089 milhões de euros em Fevereiro Fernando Veludo/nFactos

O Plano Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento (PERSI), em apenas seis meses, analisou 573.732 casos, dos quais resultaram 148 mil situações de regularização de dívida. No âmbito da medida extraordinária, com critérios muito restritivos, apenas foram renegociados 84 contratos, revelam dados do Banco de Portugal, divulgados esta segunda-feira.

No âmbito do PERSI, aprovado pelo Governo, e em vigor desde 1 de Janeiro, foram concluídos 458.854 processos, dos quais 32,3%, o equivalente a 148 mil famílias, resultaram na regularização de situações de incumprimento.

De acordo com os dados do supervisor, na Síntese Intercalar de Actividades de Supervisão Comportamental, pelo regime extraordinário, aprovado na Assembleia da República e em vigor desde 10 de Novembro de 2012, apenas foram renegociados 84 contratos.

À medida extraordinária, que pode incluir, em situações muito específicas, a dação ou entrega das casas aos bancos, foram apresentados 1318 contratos, dos quais foram deferidos 247 casos e renegociados 84.

O regime extraordinário, apresentado pelos dois partidos do Governo, PSD e CDS-PP, só abrange famílias com um ou mais elementos no desemprego e está limitado a determinados valores dos imóveis, o que limita, em muito, o acesso à medida.
 
 

Sugerir correcção
Comentar