Seguro indica Alberto Martins para novo líder parlamentar do PS

Carlos Zorrinho deixa a bancada para ir coordenar o Laboratório de Ideias e participar na elaboração do programa de governo do PS.

Foto
Alberto Martins é o primeiro subscritor da declaração de voto do PS. Daniel Rocha

O secretário-geral do PS, António José Seguro, indicou nesta quarta-feira o dirigente socialista Alberto Martins como candidato à liderança da bancada parlamentar, sucedendo neste lugar a Carlos Zorrinho.

António José Seguro apresentou o nome de Alberto Martins na reunião do Grupo Parlamentar do PS, que vai eleger a sua nova direcção da bancada na sexta-feira.

Alberto Martins foi ministro dos governos de António Guterres e de José Sócrates, exerceu as funções de líder parlamentar entre 2005 e 2009 e é actualmente membro do Secretariado Nacional do PS.

Carlos Zorrinho, que foi líder parlamentar nos dois primeiros anos da presente legislatura e faz parte do Secretariado socialista, vai coordenar o Laboratório de Ideias e Proposta para Portugal (LIPP) e  trabalhar directamente com Seguro na redação do programa do próximo Governo e na preparação e desenvolvimento da Convenção Novo Rumo para Portugal.

De acordo com fontes ligadas à direcção do PS, o desempenho destas novas funções exige uma dedicação quase exclusiva, incompatível com o exercício de funções de líder do grupo parlamentar.

Numa nota distibuída à imprensa, são salientadas a carreira académica e experiência política e Carlos Zorrinho, com destaque para a sua participação no desenho do plano nacional para o crescimento e o emprego (Europa 2020), da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável (ENDS 2015) e ao desenvolvimento e implementação do Plano Tecnológico, da Agenda Digital e da Estratégia Nacional de Energia.

 


 
 

Sugerir correcção
Comentar