Fusão entre PT e Oi destacada na imprensa internacional

Foto
PÚBLICO/Arquivo

A proposta de fusão entre a PT e a Oi que resulta na criação da CorpCo recebe a atenção de jornais especializados e generalistas.

Nas páginas online dos três principais jornais brasileiros, o destaque vai para a fusão entre a Portugal Telecom e a Oi, proposta nesta quarta-feira à CMVM. Folha de São Paulo e Estadão referem a fixação da sede da nova corporação no Brasil, assim como a continuidade das marcas comerciais nos respectivos países.

A Folha lembra a importância do processo de capitalização da empresa brasileira para o sucesso deste negócio. Também o Globo menciona a ambição de Zeinal Bava, que será o presidente executivo da Oi, em “estar entre os maiores do mundo”. Globo e Folha destacam o bom desempenho da Oi na abertura do Ibovespa, cujas acções subiram quase 10%.

Os espanhóis El País, Expansión e Cinco Días referem o princípio de acordo e referem-se à consumação da “aliança industrial” mantida entre as duas empresas desde 2010.

Nos Estados Unidos, a Bloomberg e o Wall Street Journal dão conta do negócio e salientam a influência da fusão na bolsa portuguesa, onde as acções da PT ganhavam 13% às 12h.

O desempenho em bolsa é também destacado pelos franceses do Les Échos e L’Expansion. O analista da Caixa Investment Bank, Guido dos Santos, em declarações ao Les Échos, justifica a evolução positiva das acções da Portugal Telecom com a “perspectiva de sinergias” assim como a abertura a um “imenso mercado com forte potencial de crescimento”, como é o brasileiro.

O La Stampa, em Itália, dedica uma pequena notícia à fusão com os principais números da proposta.

 

 

 

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar