Rui Moreira promete apostar na reabilitação da habitação social

O candidato independente à Câmara do Porto Rui Moreira quer continuar a apostar na reabilitação da habitação social, anunciando pretender colocar guardas-nocturnos e videovigilância em bairros “onde se justifique”.

“A nossa visão dos bairros é de que as pessoas têm direito a ter condições de vida como têm os outros cidadãos da cidade e, portanto, temos vindo a defender um conjunto de medidas em termos de segurança que vão permitir que as pessoas dos bairros se sintam seguras e que não se sintam estigmatizadas como muitas vezes são pelo resto da população”, afirmou Rui Moreira aos jornalistas, no âmbito de uma acção de campanha que realizou no bairro da Mouteira, em Lordelo do Ouro.

O candidato falou na instalação de sistemas de videovigilância “onde se justifique”, bem como na colocação de guardas-nocturnos nos conjuntos habitacionais municipais.

Rui Moreira destacou também a importância de apoiar as pessoas portadoras de deficiência que habitam nos bairros, considerando ser necessário readaptar “os espaços exteriores”. “Muitos desses bairros foram construídos numa fase em que não havia atenção aos deficientes”, sustentou.

Considerando não ser possível reabilitar todos os bairros sociais, o candidato destacou ser importante fazer valer o papel das associações de moradores, bem como o das juntas de freguesia.

No bairro da Mouteira, que tem 12 blocos habitacionais, Rui Moreira ouviu as queixas de moradores e da associação que os representa, em especial o facto de os telhados precisarem de ser substituídos por conterem amianto. João Silva, da associação de moradores, queixou-se “da burocracia que está a emperrar muita coisa”, exemplificando o caso da poda e corte de árvores no bairro, que “a câmara diz que tem que ir a concurso público”.

O arranque deste segundo dia da campanha eleitoral de Rui Moreira ocorreu numa confeitaria na rua de Serralves, onde o candidato foi surpreendido com a oferta de um bolo. Fernando Oliveira, proprietário da confeitaria há 12 anos, afirmou que, sabendo que o candidato independente iria passar por ali, decidiu fazer-lhe “uma pequena surpresa”, admitindo aos jornalistas que “não faria isto a todos os candidatos”.

Para além de Rui Moreira, concorrem à Câmara do Porto Luís Filipe Menezes (PSD/PPM/MPT), Manuel Pizarro (PS), Nuno Cardoso (independente), Pedro Carvalho (CDU), José Soeiro (BE), José Carlos Santos (PCTP/MRPP) e José Manuel Costa Pereira (PTP).

Sugerir correcção
Comentar