Bruno de Carvalho vai ganhar 5000 euros, cinco vezes menos do que Pinto da Costa

Comissão de accionistas fez proposta que será votada em assembleia geral.

Foto
O salário proposta para Bruno de Carvalho é muito inferior ao que recebem os administradores das SAD de Benfica e FC Porto Bruno Simões Castanheira

A comissão de accionistas da SAD do Sporting propõe que Bruno Carvalho, presidente do Sporting, receba um salário mensal até cinco mil euros e que os restantes membros executivos da administração tenham um vencimento até 3500 euros.

Este é um dos pontos que serão levados à assembleia geral da SAD, agendada para dia 30 de Setembro.

Bruno de Carvalho, que tomou posse em Março, tinha dito que nos primeiros meses do mandato prescindia de receber salário, dada a difícil situação financeira do Sporting e a necessidade de dispensar funcionários do clube.

A comissão de accionistas propõe agora uma política de remunerações dos órgãos sociais, que prevê apenas pagamento de salários aos administradores executivos da SAD.

Segundo o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, os montantes foram propostos tendo em conta “a especificidade e complexidade da própria actividade”, “o mediatismo e exposição inerente às funções”, “a tradição da sociedade, nomeadamente os salários da administração praticados no exercício anterior (360.000 euros)” e a “situação económico-financeira do país e da sociedade”.

Segundo o relatório e contas do exercício de 2011-12, o antigo presidente Luís Godinho Lopes não tem qualquer remuneração da SAD. Quanto aos administradores, Nobre Guedes recebeu 114 mil euros e Luís Duque recebeu 246 mil euros.

O salário do presidente será pago 14 vezes por ano, o que significa valores anuais na ordem dos 70 mil euros. Olhando para os outros principais clubes, o presidente da SAD do Benfica, Luís Filipe Vieira, não recebe salário, enquanto os outros administradores da SAD benfiquista receberam em 2011-12 valores entre os 240 mil e os 306 mil euros. No caso do FC Porto, Pinto da Costa, presidente da SAD, recebe 400 mil euros fixos por ano, ao que acrescem prémios por resultados desportivos. Na época 2011-12, por exemplo, o presidente do FC Porto recebeu 700 mil euros, dos quais 300 mil foram de prémio. Os restantes administradores da SAD recebem 240 mil euros fixos por ano.

As outras propostas que serão apresentadas na assembleia geral do Sporting são a aprovação do relatório e contas de 2012-13 (prejuízos de  43,6 milhões de euros) e um voto de confiança à administração, conselho fiscal e revisor oficial de contas.

Notícia corrigida às 17h30: Altera a comparação com o salário de Pinto da Costa. O valor referido de 700 mil euros inclui uma remuneração fixa de 400 mil euros mais 300 mil de prémios por resultados desportivos.

Sugerir correcção
Comentar