Bandeira verde voltou a ser hasteada na praia da marina de Portimão

Novas análises indiciam "boa qualidade da água", pelo que já é permitido ir a banhos.

Foto
Contaminação da água por coliformes fecais já não se verifica Ana Banha/Arquivo

A Capitania do Porto de Portimão voltou esta manhã a hastear a bandeira verde na praia da marina de Portimão, permitindo a prática balnear, depois de a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ter desaconselhado os banhos naquele local, nesta terça-feira.

Fonte da capitania disse que a água está já em condições para banhos mas remeteu para a APA mais pormenores. Ao PÚBLICO, este organismo confirmou que uma nova análise efectuada ontem indicia “boa qualidade da água”, pelo que foi levantada a restrição.

“Não foi confirmada a existência de qualquer ocorrência ao nível dos sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais, pelo que, até à presente data, não há qualquer evidência relativamente às circunstâncias que determinaram toda esta situação”, acrescenta a APA.

A prática balnear tinha sido desaconselhada devido à contaminação da água por coliformes fecais, tendo sido detectada a presença da bactéria Escherichia coli (E-Coli). Esta bactéria habita normalmente nos intestinos de animais e humanos e a sua presença na água indica contaminação por fezes. Pode causar diarreia e infecções urinárias, entre outras doenças.
 
 

Sugerir correcção
Comentar