Apoiantes de Morsi desafiam Governo e promovem novas manifestações

Tensão cresce no Cairo entre Exército e apoiantes do Presidente deposto do Egipto.

Foto
Apoiantes de Morsi não vão desmobilizar AFP/Gianluigi Guercia

Os apoiantes do Presidente deposto do Egipto, Mohamed Morsi, convocaram novas manifestações contra o Governo interino para a noite deste domingo no Cairo, desafiando o prazo final dado pelo Exército para a desmobilização do seu acampamento de protesto.

Há mais de um mês que centenas de simpatizantes da Irmandade Muçulmana, que sustentava o Governo de Morsi, estão barricados nas imediações das mesquitas de Rabaa al-Adawiya e Nahda, na capital. Além de activistas políticos, estão concentradas mulheres e crianças.

Morsi, o primeiro Presidente do Egipto a ser democraticamente eleito após a revolução de 2011, foi detido pelo Exército no dia 3 de Julho, após vários dias de manifestações de rua contra o seu Governo.

De então para cá, mais de 300 pessoas morreram em confrontos com a polícia.

A “Aliança contra o Golpe de Estado e pela Democracia”, que os islamistas e partidários de Morsi constituíram depois da sua detenção, convocaram todos os seus apoiantes a participar em dez marchas de “defesa da legitimidade eleitoral”, em diferentes pontos da capital. Os manifestantes exigem a recondução de Mohamed Morsi e o respeito pela Constituição, que foi suspensa pelos militares.

A tensão aumentou no Cairo com a aproximação do prazo dado pelas autoridades para o desmantelamento dos acampamentos pró-Morsi. Um contingente militar assumiu já posições e a polícia fez saber que o seu plano de intervenção e assalto a Rabaa e Nahda estava concluído e pronto a avançar.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e o líder da autoridade islâmica Al-Ahzar, Ahmed al-Tayeb, apelaram neste domingo ao diálogo e reconciliação nacional.

No entanto, o Partido Justiça e Liberdade da irmandade Muçulmana já fez saber que não aceita “iniciativas inconstitucionais e ilegítimas”.

Sugerir correcção
Comentar