Protecção Civil emite aviso à população devido ao calor

Foto
Nas últimas semanas, as temperaturas têm-se mantido acima dos 30ºC Miguel Manso/arquivo

A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu um aviso à população devido à forte subida de temperatura nos próximos dias e determinou o alerta amarelo para operações de socorro e combate a incêndios em todo o país.

As temperaturas máximas vão subir gradualmente entre oito e dez graus Celsius entre o final de quinta-feira e sábado, o que levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a aumentar o número de distritos sob aviso amarelo de oito para 12, deixando apenas de fora Viana do Castelo, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu e Faro. Nas ilhas, o aviso abrange apenas a ilha de Porto Santo.

No seguimento dos avisos do IPMA, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) espera que o tempo quente e seco, até ao próximo dia 12, seja favorável à ocorrência de incêndios florestais e que afecte os grupos populacionais mais vulneráveis.

A ANPC recorda que onde o risco de incêndio é elevado não são permitidas queimadas nem fogueiras, lançamentos de balões com mecha acesa ou foguetes, fumar ou fazer lume em espaços florestais e vias que os circundem, fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Para os grupos populacionais mais vulneráveis, é recomendado que se beba água com regularidade ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar, que se evite álcool e exposição ao sol nas horas de maior calor (aproximadamente entre as 11h00 e as 16h00), período em que se devem evitar também viagens e atividades que exijam muito esforço físico.

O aviso amarelo determinado pelo IPMA é o segundo menos grave de uma escala de quatro e pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Sugerir correcção
Comentar