Cobra terá matado duas crianças no Canadá

Animal escapou de jaula numa loja e entrou no apartamento onde meninos dormiam.

Foto
As autoridades indicam que terá sido uma pitão que escapou da loja de animais MOHD RASFAN/AFP

Uma cobra exótica escapou de uma loja de animais em Cambellton, na província de New Brunswick, Canadá, e terá matado duas crianças, de cinco e sete anos, quando estas dormiam num quarto localizado por cima do estabelecimento comercial. As duas vítimas terão sido estranguladas.

Tudo aconteceu na madrugada de segunda-feira, quando os dois rapazes dormiam na casa de um amigo, um apartamento situado no piso acima da loja especializada em animais exóticos. A polícia foi alertada pelas 06h30 locais (11h30 de Portugal continental). À chegada ao local foi confirmada a morte das duas crianças mas não foram avançados mais dados sobre o cenário em que os dois rapazes foram encontrados.

“Uma investigação preliminar levou a polícia a considerar que uma cobra exótica escapou da sua caixa na loja durante a noite, entrou no sistema de ventilação e depois no apartamento”, indicou um comunicado das autoridades publicado no site da polícia canadiana. Neste momento, tudo aponta para que a “as duas crianças tenham sido estranguladas pela cobra”, acrescenta a nota. A autópsia será realizada esta terça-feira.

À AFP, uma fonte policial confirmou que a cobra foi capturada e que a mesma não será entregue ao proprietário da loja. Segundo a Radio Canada, a cobra teria entre 3,5 e 4,5 metros e pesa cerca de 45 quilos, uma informação não confirmadas oficialmente.

"Acidente sem sentido"
A loja Reptile Ocean, de onde escapou a cobra, publicou entretanto uma mensagem na sua página no Facebook. “As mais profundas condolências vão para a família das crianças. Ocorreu um terrível acidente sem sentido”, pode ler-se na página, onde é ainda indicado que o site da loja foi temporariamente suspenso devido aos “comentários injuriosos” que ali foram publicados nos últimos dias.

Não há ainda confirmação sobre que cobra terá estado envolvida no incidente. Informações iniciais identificavam-na como sendo uma jibóia boa constrictor, mas foi depois referida como sendo uma pitão. Segundo a BBC, o proprietário da loja indicou, em declarações à estação CTV News, que tinha o animal desde 2001.

O director do Zoo Ecomuseum de Montreal disse, ouvido pela Radio Canada, que “é muito difícil acreditar” que uma boa constrictor, a confirmar-se que se trata desta cobra, tenha sido a causadora da morte das crianças. Segundo David Rodrigue, a verificar-se, “é um caso isolado, muito, muito extraordinário e muito pouco provável”.

O responsável diz que se trata de um animal que morde para se defender e que estrangula a presa unicamente para se alimentar. Segundo David Rodrigue, o esse comportamento é estimulado pela fome e pelo odor transmitido pela presa.

Nenhuma acusação foi formalizada até agora.

Sugerir correcção
Comentar